Onda Sul FM

Alzheimer atinge mais de um milhão de brasileiros

A demência é um grupo de sintomas cognitivos e sociais que interfere nas funções diárias, sendo mais comum em pacientes com idades avançadas. De acordo com o Ministério da Saúde, a prevalência com pessoas que tenham 65 anos ou mais é de 11,5%. Já a Associação Brasileira de Alzheimer afirma que 1,2 milhão de brasileiros convivem com esse tipo de doença.

O SUS -Sistema Único de Saúde disponibiliza o tratamento integral e gratuito para as pessoas com esses quadros. Nestes tratamentos são incluídos diagnósticos, medicações e monitoramento da doença.

No entanto, apesar de não ter cura, existe tratamento para aliviar os sintomas do Alzheimer. Os medicamentos e os serviços para melhorar a qualidade de vida dos pacientes estão disponíveis na rede pública de saúde do Brasil.

Os serviços contam com fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e suporte psicológico e familiar. Na atualidade são 139 Centros Especializados de Reabilitação pelo país.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A doença começa a aparecer a partir da atrofia do cérebro, que perde neurônios e sinapses. Além do acúmulo da proteína beta-amiloide na massa encefálica também contribui para as alterações.

Por isso, a doença leva a mudanças de comportamento e falhas cognitivas de memória, orientação, atenção e linguagem.

Vale ressaltar que a doença possui três fases, sendo leve, moderada e grave. Além disso, a perspectiva de vida para os pacientes é de 10 a 15 anos já que os medicamentos são pouco eficazes para retardar a doença.

Faça seu comentário usando o Facebook
© 1999-2019 ONDA SUL - A RÁDIO DO SUL DE MINAS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS / IA EMPRESA
WhatsApp chat