Apae de Passos iniciará ano letivo depois do Carnaval

Assim como as demais escolas da rede pública de ensino de Minas Gerais, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), no município de Passos, terá o início do ano letivo adiado para dia 19 de fevereiro, depois do Carnaval.

De acordo com Terezinha de Lourdes Pereira, diretora da Apae, a mudança é para atender as necessidades da Secretaria de Estado de Educação (SEE), uma vez que professores da rede estadual e municipal fazem parte do corpo docente da instituição.

“Sempre iniciávamos as aulas antes do Carnaval, mas na Apae temos professores que trabalham pela rede estadual e outros são contratados de acordo com a rede municipal, sendo assim, a adesão deste novo calendário pela prefeitura, ocasionou que também tivemos que adiar o início das aulas”, esclareceu Terezinha.

Durante a amanhã acorrerão as aulas do primeiro ao quinto ano, incluindo a Educação de Jovens e adultos (EJA), já durante a tarde, terão aulas os alunos do pré e também uma turma do 4º ano.

A diretora ainda informou que pais e responsáveis de crianças e adultos podem ficar tranquilos em relação ao retorno escolar tardio, pois nenhum estudante será prejudicado, visto que o calendário irá cobrir todos os 200 dias letivos obrigatórios. “A prorrogação não é uma decisão da nossa equipe, mas temos que respeitar e acatar as decisões dos órgãos superiores, o importante é ressaltar que qualquer responsável pode vir tirar dúvidas conosco”, completou.

Outro ponto que Terezinha salientou é que os atendimentos clínicos seguem normalmente durante todo o ano na Apae. “É interessante informar que os programas de atendimento clínico continuam ocorrendo, e não podem ser confundidos com o início das aulas que ficarão para dia 19, ou seja, os demais auxílios já estão em funcionamento”.

Entenda a mudança

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (SEE) o ano escolar terá início no dia 15 de fevereiro, após o feriado de Carnaval, com o retorno dos professores às atividades de planejamento pedagógico na escola. O ano letivo terá início no dia 19 de fevereiro, com a volta às aulas, e termina no dia 18 de dezembro.

Para a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Augusta Mendonça, a reorganização do calendário escolar visa otimizar os processos de distribuição de turmas e cargos nas escolas e outras medidas necessárias para garantir um início das atividades com mais tranquilidade nas unidades escolares, sem a interrupção que ocorreria com o recesso de carnaval.

Via FolhadaManhã
Faça seu comentário usando o Facebook