Onda Sul FM

Aplicativo permite denunciar irregularidades em campanhas eleitorais

A iniciativa é parte da Campanha OAB Voto Legal, lançada nesta quinta-feira pela entidade em Minas.

 

Um aplicativo para que eleitores denunciem irregularidades na campanha eleitoral. A iniciativa é da  OAB Minas. O presidente Antônio Fabrício Gonçalves apresentou o dispositivo  nesta quinta-feira, ao lançar  a Campanha OAB Voto Legal. O objetivo é  conscientizar os cidadãos sobre a importância do voto.

O aplicativo OAB Voto Legal pode ser baixado, de graça, nas lojas virtuais Play Store da Google e App Store da Apple. As denuncias podem ser feitas por meio de texto, foto, vídeo ou inclusão de documento. O anonimato do denunciante será garantido.

De acordo com o presidente da OAB mineira, Antônio Fabrício Gonçalves, a campanha concede maior protagonismo aos cidadãos nas eleições, “já que a população atuará como fiscalizadora do processo eleitoral, apontando possíveis irregularidades de partidos e candidatos”.

Vale lembrar que qualquer cidadão pode enviar denuncias como: abuso econômico, propaganda fora das normas estabelecidas pelos tribunais eleitorais, compra e troca de votos entre outras.

Desde a última eleição (2016), novas regras de financiamento eleitoral foram implantadas. Doações ocultas e de empresas são proibidas. No pleito deste ano, a maior novidade será a possibilidade de financiamento coletivo para arrecadação de recursos.

Faça seu comentário usando o Facebook
© 1999-2018 ONDA SUL - A RÁDIO DO SUL DE MINAS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS / IA EMPRESA