A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) anunciou planos para construir um novo acesso ao bairro Cidade Industrial na rodovia MGC-491, com previsão de conclusão para setembro de 2025. Esta decisão surge dois dias após uma manifestação organizada pela comunidade local, com apoio de lideranças políticas, que reivindicavam essa construção.
?Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Durante o anúncio, foi mencionado que o processo de licenciamento ambiental já está em andamento e que as obras deverão iniciar em regime emergencial a partir de novembro deste ano. O posicionamento da Seinfra e da concessionária Via Nascentes responde à pressão pública após a manifestação que interrompeu o tráfego na MGC-491, evidenciando a necessidade urgente deste acesso para o bairro, que ficou isolado após a construção de uma alça de interseção com a MG-050.
O bloqueio da rodovia ocorreu na última segunda-feira e durou aproximadamente quatro horas, organizado pelos moradores e empresários do local. A manifestação se intensificou após funcionários da concessionária tentarem eliminar um acesso anteriormente utilizado pelos veículos. A situação levou a encontros por videoconferência entre representantes da Seinfra, manifestantes e líderes políticos, onde se discutiu o risco iminente de acidentes na área.
Em resposta, a Seinfra comprometeu-se a incluir a nova alça como um investimento adicional no contrato de concessão, após aprovação dos projetos pela área técnica do governo. A Via Nascentes já deu início aos procedimentos de licenciamento ambiental necessários e, se aprovados até novembro, as obras serão iniciadas. O término das obras está planejado para setembro de 2025, levando em consideração o período chuvoso e a classificação do projeto como prioritário, o que garante um acompanhamento mensal pelo governo e interação contínua com a concessionária para assegurar o avanço do projeto.