Onda Sul FM

Após início do período chuvoso, nível do Lago de Furnas registra alta

Hoje o reservatório de Furnas está com 19,37% da capacidade, ante 9,46% de armazenamento no dia 30/11/2017.

Com dados da Alago, Associação dos Municípios do Lago de Furnas, o mês de novembro foi registrado uma alta no nível do Lago.

A Alago é uma iniciativa associativista direcionada para a sustentabilidade econômica. E a preservação ambiental dos municípios banhados pelo lago.

O início do período chuvoso é a principal influência da alta na medição. Desta forma, na tabela, a alta é notada a partir do dia 20 de novembro, quando começaram as chuvas na região.

A princípio, no início do mês, a medição era de 754,07. Posteriormente, na última medição, do dia 30 de novembro, estava em 755,26. Tendo assim, uma grande mudança, e também iniciando o mês de dezembro em alta.

Procurada, a ONS, Operador Nacional do Sistema, comentou sobre a influência do período chuvoso no nível das águas.

Foto: redes sociais

O ONS é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional. E também pelo planejamento da operação dos sistemas isolados do país. Sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Ao contrário dos anos anteriores, em que houve um atraso do período chuvoso, este ano já está caracterizada uma situação de normalidade. Estamos na transição do período seco para o período úmido e as chuvas tem ajudado bastante nesse fim de ano. A previsão para o mês de dezembro, de acordo com o Programa Mensal da Operação, é de uma afluência (quantidade efetiva de água que chega aos reservatórios) de 121% da média de longo termo. Portanto, acima da média histórica, no Sudeste/Centro-Oeste“, explicou a ONS em nota.

A ONS é composto por membros associados e membros participantes, que são as empresas de geração, transmissão, distribuição, consumidores livres, importadores e exportadores de energia. Também participam o Ministério de Minas e Energia (MME) e representantes dos Conselhos de Consumidores.

A expectativa é que os reservatórios voltem a subir nessa época do ano. Hoje o reservatório de Furnas está com 19,37% da capacidade, ante 9,46% de armazenamento no dia 30/11/2017. A energia produzida pela usina vai para todo o Sistema Interligado Nacional“, finalizou a nota.

Faça seu comentário usando o Facebook
© 1999-2018 ONDA SUL - A RÁDIO DO SUL DE MINAS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS / IA EMPRESA
WhatsApp chat