Na próxima semana (31 de maio) a Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), a Associação Mineira dos Municípios (AMM) e o Ministério Público de Minas Gerais, se reunirão para debater sobre as questões hídricas de Furnas e região. O evento, que será realizado no auditório da biblioteca central da Unifenas, tem como objetivo assinar a “Carta de Alfenas”.
Várias autoridades de destaque estarão presentes no evento, incluindo o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, o presidente da AMM, a presidente da Alago e o prefeito de Alfenas. A abertura do evento culminará com a assinatura da “Carta de Alfenas”, um documento que simboliza o compromisso conjunto do Ministério Público e da Alago em defesa do Lago de Furnas.
A programação do evento inclui uma palestra do procurador-geral sobre o papel do Ministério Público no “Mar de Minas”, seguida por painéis de discussão à tarde para trabalhar nas diretrizes que serão incorporadas na “Carta de Alfenas”. Essas diretrizes abordarão questões como a regularização de intervenções ao redor do reservatório, a garantia de usos múltiplos da cota 762, a qualidade da água e a poluição hídrica, além de questões relacionadas ao licenciamento ambiental.