A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) está programando um reajuste na tarifa de seus serviços a partir de 1º de janeiro de 2024, com um aumento de 4,21%. Essa decisão foi ratificada durante uma reunião da Diretoria Colegiada da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsea-MG) realizada no último dia 21.
No entanto, essa reunião também trouxe uma boa notícia para os municípios localizados nas regiões Norte e Nordeste do estado que são atendidos pela Copanor. A Arsae aprovou uma revisão tarifária que resultará em uma redução significativa de -7,68% nas tarifas para essas áreas. A Copasa, em comunicado divulgado na sexta-feira, 24, confirmou que o índice de reajuste determinado pela Arsea será aplicado a partir de 2024. Além disso, a empresa estatal mineira anunciou que seu conselho de administração aprovou o pagamento de dividendos extraordinários no valor de R$ 372,5 milhões, conforme consta na ata da reunião.
Vale destacar que em 2023, os consumidores enfrentaram um aumento médio de 15,7% nas tarifas de saneamento. Esse reajuste é calculado com base na inflação acumulada e no aumento das contas de energia, o que impacta diretamente nos custos operacionais da Copasa.
Na região, observou-se que pelo menos duas prefeituras tomaram a decisão de romper ou anunciaram a intenção de romper o contrato de fornecimento de serviços com a Copasa. Essas prefeituras estão localizadas em Alpinópolis e São Sebastião do Paraíso, o que pode indicar descontentamento com os serviços prestados ou com as tarifas praticadas pela companhia.
Por causa da onda de calor na região Sudeste, a Copasa teve um aumento médio de 20% de consumo. Devido a isso, a capital Belo Horizonte sofreu risco de desabastecimento hídrico por causa do consumo desenfreado.
A situação das tarifas de água e esgoto é um tema sensível para os consumidores e as autoridades, e os reajustes e revisões tarifárias frequentemente geram debates e discussões sobre a qualidade dos serviços prestados e a capacidade de pagamento dos usuários.