A Prefeitura de Lavras decretou situação de emergência em saúde pública na sexta-feira (31) devido à crescente infestação de dengue na cidade. Até o momento, foram registrados 1.155 casos prováveis da doença, dos quais 820 já foram confirmados. Duas pessoas morreram devido a complicações da dengue.
No sábado (1º), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) estava lotada de pessoas buscando tratamento médico. Com a declaração de emergência, agentes de saúde têm autorização para entrar em propriedades privadas em pontos específicos, mesmo que os moradores sejam ausentes ou se recusem a permitir a entrada. Caso haja recusa, as forças de segurança podem ser acionadas para escoltar a equipe de saúde durante a fiscalização.
Tadeu Alexandre Pereira e Costa, agente de endemias, explicou que a medida tem como objetivo punir aqueles que não cumprem as normas de promoção e prevenção à saúde e, ao mesmo tempo, facilitar a aquisição de recursos e insumos necessários para combater a infestação, como inseticidas.