A Prefeitura de Alpinópolis promove a 3ª edição do “Festival Cantos da Liberdade”. O evento, que conta com shows e apresentações culturais, começa nesta sexta-feira, 14, e estende até neste domingo, 16, na Praça do Rosário, com entrada gratuita.
📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
De acordo com o cronograma do festival, nesta sexta-feira, 14, terá shows com os artistas do município e que foram contemplados pela Lei Paulo Gustavo, dentre eles, os Grupos “Catavento” e “Oprimido”.
No sábado, 15, a banda “Filhas de Odara” se apresenta às 20h, e após, será a vez da banda “Rock Beats”, às 22h. No domingo, 16, às 15h, terá a apresentação da “Orquestra de Violeiros”, do município de São José da Barra. Às 18h, acontece a apresentação do “Violeiros do Sion”, e encerrando o Festival Cantos da Liberdade, terá o show às 20h da dupla sertaneja Fernando e Luiz Viola.
Segundo a prefeitura, o festival oferece ainda um espaço para o comércio local, praça de alimentação e intervenções culturais, com teatro, stand-up e gastronomia regional.
Conforme os organizadores, durante o evento, os visitantes poderão explorar uma variedade de sabores autênticos e tradicionais. Essa ação específica dentro do festival, denominada “Sabores da Ventania”, visa valorizar a rica herança culinária local, proporcionando uma imersão cultural através dos aromas e sabores que representam a identidade do município e do estado.
De acordo com o prefeito do município, Rafael Freire, a expectativa é alta com o evento e reforça o compromisso assumido para a área cultural de Alpinópolis.
“Celebrar a cultura é celebrar a vida. É preservar a memória e fortalecer a identidade de um povo. Nestes quatro anos de governo criamos um calendário cultural para Alpinópolis, seja com eventos 100% organizados pela Secult, seja através de parcerias com a iniciativa privada. Tenho orgulho do que construímos”, ressaltou Freire.
“Para mim – depois do seu povo – a cultura é o maior patrimônio de um município. Não à toa somos um governo que tem a cultura como braço da administração municipal. Eu acredito no poder que a arte exerce na vida de cada um e o quanto uma cidade pode crescer se saber explorá-la. E o 3º Festival Cantos da Liberdade está aí como prova viva”, disse o prefeito.
A iniciativa, segundo o prefeito, tem como objetivo promover não apenas a cultura e o lazer, mas também impulsionar o comércio local. “Os comerciantes alpinopolenses terão condições atrativas para desenvolver suas atividades comerciais durante o evento, fortalecendo assim a economia municipal”.
De acordo com o secretário de Cultura do município, José Geraldo da Silva (Zgê Geraes), o evento vai oferecer uma programação diversificada e acessível, o que fará com que o festival seja, novamente, um verdadeiro sucesso, reforçando o compromisso de Alpinópolis com a valorização da cultura e o desenvolvimento local.