Onda Sul FM

Dois estados brasileiros enfrentam surto de sarampo

Ministério da Saúde reforça a importância de a população se vacinar contra o sarampo.

Os estados do Amazonas e Roraima estão enfrentam um surto de sarampo, afirma o Ministério da Saúde. De acordo com o último boletim epidemiológico, o Amazonas já tem mais casos da doença do que Roraima com 263 casos confirmados da doença até o dia 20 de junho.

Segundo a pasta, 1.368 casos permanecem em investigação e 125 foram descartados. No total, são 1.756 notificações no estado, sendo 82,1% (1.441) destes em Manaus.

Desde fevereiro, o estado de Roraima casos da doença, já foram confirmado 200 casos da doença, 177 continuam em investigação e 35 foram descartados, totalizando 412 casos notificado Dois casos de sarampo no estado evoluíram para óbito associado a comorbidades, ou seja, quando o paciente já está debilitado por conta de outra doença.

Medidas de contenção

De janeiro a junho deste ano, o ministério encaminhou aos estados de Roraima e Amazonas o quantitativo de 711,4 mil doses da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) para atender a demanda dos serviços de rotina e a realização de campanhas, ações de controle da doença e prevenção de novos casos nesses estados.

Além da vacinação, o governo tem realizado treinamentos para profissionais de saúde sobre aspectos gerais da doença e ações de vigilância epidemiológica.

O objetivo é tornar os profissionais de saúde, que atuam na rede de saúde dos estados, sensíveis sobre os sinais e sintomas que definem um caso suspeito de sarampo.

 

 

 

 

 

 

 

Via Minhavida
Faça seu comentário usando o Facebook
© 1999-2018 ONDA SUL - A RÁDIO DO SUL DE MINAS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS / IA EMPRESA
WhatsApp chat