Pesquisadores anunciaram na última quarta-feira (19) a descoberta de seis novas espécies de peixes em Minas Gerais, sendo duas delas exclusivas do Rio Uberaba, no município de Veríssimo, no Triângulo Mineiro. Essas novas espécies são do gênero Trichomycterus, popularmente conhecidas como bagres neotropicais. Esses peixes de pequeno porte, medindo entre 4 cm e 5 cm, possuem dentes fora da boca, o que lhes permite escalar rios e riachos.
Os pesquisadores Valter Azevedo-Santos e Axel Katz, doutores em Zoologia, falaram com o g1 sobre o processo de identificação dos peixes e as características das espécies. A descoberta foi resultado de uma pesquisa realizada há alguns anos, em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Faculdade Eduvale de Avaré e Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Das seis novas espécies descritas em Minas Gerais, duas ocorrem exclusivamente em um riacho em Veríssimo. Essas duas espécies de bagres foram nomeadas Trichomycterus uberabensis e Trichomycterus coelhorum, apresentando novas características que as classificam como novas espécies. A descoberta é importante para o conhecimento da biodiversidade na região e pode contribuir para a conservação dos ecossistemas locais.
Fonte: G1