Onda Sul FM

Escola da Vilelândia realiza 1ª Manhã Literária

A Escola Municipal Lídio José Marques, situada no distrito Vilelândia (3 barras) em Carmo do Rio Claro, realizou nesta terça-feira (10) a sua 1ª Manhã Literária em homenagem à escritora Ana Maria Machado.

O Prefeito Tião Nara esteve presente acompanhado da diretora do Departamento de Educação e Cultura (DECC), Sônia Vieira da Silva e pôde assistir às apresentações dos alunos que desenvolveram peças de teatro, fantoches, apresentações musicais e trabalhos manuais.

Sobre a homenageada

Ana Maria Machado é escritora e jornalista brasileira. Autora de livros infantis foi a primeira desse gênero a fazer parte da Academia Brasileira de Letras. Foi eleita para a presidência da Academia para o biênio 2012/2013.

Ana Maria Machado nasceu em Santa Tereza, Rio de Janeiro, no dia 24 de dezembro de 1941. Foi aluna do Museu de Arte Moderna. Iniciou a carreira de pintora, participou de exposições individuais e coletivas. Formou-se em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Na mesma universidade lecionou no curso de Letras.

Abandonou a carreira de pintora para se dedicar aos livros. Nos anos sessenta foi exilada pelo regime militar indo morar na Europa. Em Paris, trabalhou na revista Elle. Fez doutorado em Linguística orientada por Roland Barthes.

De volta ao Brasil, Ana Maria retomou o seu projeto de escrever livros infantis. Em 1977, ganhou o Prêmio João de Barro pelo livro “História Meio ao Contrário”. Em 1979, fundou a primeira livraria dedicada a livros infantis no Brasil, a Malasartes.

Em 1993, foi Hors Concours do Prêmio da Fundação Nacional do Livro Juvenil. Em 2000, ganhou o Prêmio Hans Christian Andersen, considerado o prêmio Nobel de Literatura Infantil Mundial. Em 2001, recebeu o Prêmio Literário Nacional Machado de Assis, na categoria conjunto da obra. Atualmente tem mais de 100 livros publicados.

Ana Maria Machado foi eleita para a cadeira nº 1 da Academia Brasileira de Letras. Foi eleita presidente para o biênio 2012-2013. Foi a primeira escritora de livros infantis a fazer parte da ABL.

Faça seu comentário usando o Facebook
© 1999-2018 ONDA SUL - A RÁDIO DO SUL DE MINAS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS / IA EMPRESA