A ministra de Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, esteve em Belo Horizonte, no último dia 24 de fevereiro. Na ocasião ela encontrou com autoridades, lideranças populares e ambientalistas. Marina Silva foi presenteada pelo ambientalista Guilherme Abraão com dois livros da editora da Unifal (Universidade Federal de Alfenas).
Guilherme Abraão entregou os dois livros e falou sobre os títulos. Ambos falam sobre o Lago de Furnas, sendo eles: Mandassaia, de Ildeu Manso Viera, escrito na década de 1950. A obra foi relançada pela em 2019 pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unifal e passou a fazer parte do catalogo de publicação do Editora em 2022.
A segunda obra que a ministra ganhou foi História De Quando A Agua Chegou, lançado em 2018. A obra foi resultado do programa Civitas – Práticas e Teorias do Literário, coordenado pelo professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Italo Oscar Riccardi León, A obra é um resgate literário e cultural dos relatos orais surgidos com a construção da barragem de Furnas. Além do livro o programa ainda lançou documentários das gravações das entrevistas.
Marina disse ao mestrando que conhece um pouco a história do Lago de Furnas, já passou e sobrevoou a região, mas com os livros irá ler para entender mais. Guilherme Abraão aproveitou para convidar a Ministra para visitar e conhecer mais a região e o Lago de Furnas, e também para conhecer a Unifal.
A Editora Unifal foi instituída em 2022 com o objetivo de incentivar a divulgação de pesquisas científicas e estudos universitários em várias áreas do saber e mobilizar o intercâmbio de conhecimento entre a comunidade acadêmica e os distintos contextos de cultura e ciência. Abraão é aluno do programa de Mestrado em Educação da Unifal e graduado em Ciências Sociais pela instituição.