O Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) iniciou uma investigação para verificar a possível prática de combinação de preços em postos de combustíveis em Belo Horizonte. No momento, não há detalhes específicos sobre quais postos ou regiões da capital mineira estão sendo alvo da investigação, apenas que o procedimento foi aberto.
📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Recentemente, o preço da gasolina ultrapassou R$ 6 por litro pela primeira vez desde setembro de 2023. Em julho, o preço médio da gasolina nos postos brasileiros subiu 2,7%, ou R$ 0,16 por litro, ainda refletindo o impacto dos ajustes recentes realizados pela Petrobras em suas refinarias.
O Minaspetro (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Minas Gerais) informou que ainda não recebeu uma notificação formal sobre a investigação do Ministério Público Estadual relativa a um possível cartel de postos em Belo Horizonte e expressou surpresa com o vazamento da informação.
“A entidade reafirma que não apoia práticas anticoncorrenciais e possui um rigoroso programa de compliance que orienta todos os seus procedimentos e ações, estando em conformidade com as normas do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Por isso, a instituição não comenta sobre os preços praticados pelos revendedores, em conformidade com a Lei 12.529/2011, que regula a livre concorrência. Além disso, vale lembrar que a última pesquisa semanal de preços da ANP consultou 39 postos na capital, o que representa apenas 13% dos postos em operação na cidade,” ressalta o Minaspetro.
Fonte: Estado de Minas