Onda Sul FM

Nível de rio é monitorado por moradores e Defesa Civil após fortes chuvas

Avalie esta postagem

O nível do rio Guaxupé colocou em alerta moradores e Defesa Civil da cidade mineira. Fortes chuvas atingiram o município neste domingo (14) e fizeram o volume de água subir. Com isso, as ruas do bairro Vila Progresso tem sérios riscos de alagamento.

Devido ao ocorrido, pelo menos 12 famílias precisaram ser retiradas das imediações do rio. Além disso, enxurradas atingiram diversas ruas de outros bairros.

Já no início de março, moradores de rua que ficam próximos ao rio sofreram com a enchente. Na data, 60 pessoas acabaram desalojadas e 40 casas alagadas.

Por estarem com medo de ter outros prejuízos, os moradores passaram a noite deste domingo atentos ao nível do rio.

Foto: Reprodução/EPTV

Medidas

Conforme Artur Gonçalves, secretário de governo, o problema no local já é antigo. Ele afirma que as complicações datam da origem do bairro. As casas, segundo Gonçalves, foram construídas muito próximas das margens do rio.

“Em 2017, nós conseguimos a outorga para fazer a primeira limpeza nesse trecho do rio. Retiramos em torno de mil caminhões de terra das barrancas. A obra melhorou um pouco essa qualidade. Hoje, estamos aguardando a autorização para fazer a limpeza mais pra frente, para que a gente conseguisse liberar o fluxo de água”.

Ainda de acordo com o secretário, ainda não foi emitida uma autorização para a segunda limpeza. Devido às últimas duas enchentes, contudo, foi enviado um pedido ao Ministério Público e Polícia Ambiental para realizar a drenagem.

Chuvas

Entre a tarde de sábado e noite de domingo, segundo a prefeitura, choveu 110 milímetros em Guaxupé. Enquanto isso, os dados da Somar Meteorologia registraram 120 milímetros.

Faça seu comentário usando o Facebook
© 1999-2019 ONDA SUL - A RÁDIO DO SUL DE MINAS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS / IA EMPRESA
WhatsApp chat