Onda Sul FM

Obama alfineta Trump e ‘uso irresponsável das redes’ em entrevista ao príncipe Harry

Íntegra da conversa foi divulgada nesta quarta-feira.

Barack Obama foi entrevistado pelo príncipe Harry – Reprodução/Twitter

O ex-presidente americano Barack Obama alfinetou o sucessor Donald Trump em entrevista ao príncipe Harry, na “BBC Radio 4”. A íntegra da conversa entre o democrata e o herdeiro do trono britânico teve a íntegra divulgada na manha desta quarta-feira (27). Ao amigo britânico, Obama alertou sobre o uso irresponsável das mídias sociais, uma de suas bandeiras desde que deixou a Casa Branca, em janeiro, e passou o comando do país ao magnata.

Em uma das poucas entrevistas após a Presidência, o ex-presidente destacou, sem citar o sucessor pelo nome, que a comunicação nas redes tem distorcido o entendimento da população sobre temas complexos e espalhado desinformação. Para o democrata, os detentores de posições de poder devem ser cautelosos ao postar mensagens.

“Um dos perigos da internet é que as pessoas podem ter realidades inteiramente diferentes. Elas podem se fechar em informações que reforcem seus pontos de vista. A questão é como colocamos um escudo nessa tecnologia de forma a permitir múltiplas vozes, permitir a diversidade de visões e a chegada de um consenso”, explicou Obama.

O democrata ainda descreveu que teve “sentimentos misturados” ao deixar o poder em função de “todo o trabalho que ainda estava por fazer”. Na ocasião, ele passava a faixa presidencial para um republicano que prometia desfazer seus planos de governo.

“Havia preocupação sobre como o país caminharia para frente, mas, você sabe, de maneira geral havia serenidade”, recordou o ex-mandatário.

Em palestras e viagens, Obama já havia alertado sobre a histeria da comunicação cibernética. Sem citar o nome de Trump, ele aconselhou estudantes a “pensar antes de twittar” — uma referência, na visão da mídia americana, ao ímpeto do atual presidente em se comunicar com o eleitorado e disparar contra adversários na rede social.

O príncipe Harry é uma das celebridades convidadas para editar o programa “Today”, da BBC Radio 4, durante o período do Natal. O herdeiro do trono britânico debateu política com Obama em Toronto, no Canadá, durante o Invictus Games, do qual é patrono.

Via OGlobo
Faça seu comentário usando o Facebook
© 1999-2019 ONDA SUL - A RÁDIO DO SUL DE MINAS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS / IA EMPRESA
WhatsApp chat