A prefeitura de Carmo do Rio Claro encaminhou na noite de quinta-feira (28), uma nota ao Portal Onda Sul referente ao caso de vandalismo e furto no Cemitério Municipal.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
A matéria veio a público após algumas famílias procurarem o canal de comunicação para relatarem o caso, além de demonstrarem o descontentamento com a segurança do local. De acordo com a apuração, pelo menos dois túmulos foram vandalizados e os responsáveis, até o momento, não foram encontrados.
O secretário de obras e serviços públicos, Thiago Candido, enviou a seguinte nota sobre o ocorrido.
Na última terça-feira (26/11), foram constatados pelos pedreiros que trabalham no cemitério, atos de vandalismo. Pedras de dois jazigos foram retiradas de seus locais originais, sendo que, em um dos jazigos, uma pedra ainda não foi localizada, enquanto a outra foi encontrada próxima ao portão do novo cemitério.
No outro jazigo, as pedras foram encontradas nas proximidades, mas ambas estavam quebradas. Diante disto, os proprietários foram comunicados e orientados a registrar boletim de ocorrência.
Repudiamos veementemente este ato de desrespeito à memória e ao patrimônio dos cidadãos. Tal conduta é configurada como violação de sepultura e está prevista no artigo 210 do Código Penal, que estabelece pena de 1 a 3 anos de reclusão, além de multa.
A Prefeitura reforça o compromisso de acompanhar a apuração do caso e solicita que qualquer informação relevante seja encaminhada às autoridades competentes.