A Prefeitura de Machado e a Secretaria da Educação, acordaram, em 2022, o reajuste no piso salarial dos professores municipais e o pagamento retroativo até janeiro de 2023, em razão da falta de orçamento, que ocorreu, em decorrência da ausência de repasses da do Governo Federal.
Na última quarta-feira (18), o prefeito Maycon Willian e a Secretária da Educação, Márcia de Paula, estiveram reunidos com o Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (CACS – FUNDEB), para anunciar o pagamento, que irá ser realizado ao final de janeiro, conforme Lei Complementar n.º 21, de 13 de abril 2023.
No início da semana, o Governo Federal anunciou reajuste do piso salarial dos professores de Educação Básica em 15% e Machado será um dos primeiros municípios a anunciar que irão reajustar o salário conforme portaria do MEC, segundo informações da prefeitura.
Todo planejamento orçamentário do ano foi realizado pensando na possibilidade de um novo piso, buscando sempre a valorização e satisfação dos professores, reconhecendo-os como os norteadores da educação. Machado tem se destacado pela forma que investe na Educação Básica, preocupando-se sempre em garantir acessibilidade, excelência e qualidade, afirma o executivo municipal.
“Enxergo a educação como forma de crescimento do município e que investir nos professores também é investir em educação e, consequentemente, no futuro da cidade”, destacou o prefeito Maycon Willian!