Onda Sul FM

Projeto usa o teatro para levar histórias as cidades da região

Um projeto cultural, idealizado por artistas de Alfenas, está levando histórias, através do teatro, a várias cidades da região. “Contação de Histórias: A arte de preservar a memória” estreou em maio e terá 14 apresentações em cidades da região.

A iniciativa é do Cepetem/Grupo Mundo Teatro e conta com patrocínio do Fundo Estadual de Cultura do Governo de Minas Gerais. O projeto já havia sido contemplado, em 2016, para levar as histórias as escolas da região no ano passado.

Em 2018, o projeto “Contação de Histórias: A arte de preservar a memória” percorrerá, além de Alfenas, as cidades de Paraguaçu, Machado, Campo do Meio e Monte Belo.

Artistas levam histórias através do teatro a região (Foto: Divulgação)

Idealizado pelos ator e diretor Anselmo Cesário e pelas atrizes Patrícia Silva e Júnia Cristina, o projeto nasceu a partir da experiência Júnia em oferecer ao público causos e histórias que fazem parte do imaginário de Alfenas e região. É uma forma de valorizar e manter viva a memória de personagens como “João Gostoso”, “Dona Felicidade”, “Dona Lamparina”, “Sr. Florentino José Ribeiro, vulgo So Tino”, entre outros.

Para Anselmo Cesário, diretor do Cepetem/Grupo Mundo Teatro, é uma grande alegria poder circular pelas cidades da região divulgando e valorizando a cultura local. Outro motivo de alegria, segundo ele, é poder contar pela segunda vez consecutiva com o patrocínio do Fundo Estadual de Cultura.

O Cepetem

O Cepetem (Centro de Pesquisa Teatral Mundo) foi criado em 2010 por um grupo de atores de Alfenas, integrantes do Grupo Mundo Teatro, com a missão de pesquisar e fomentar atividades ligadas às artes cênicas. Desde a sua fundação realizou diversas atividades como a “Mostra de Teatro de Rua em Alfenas”, que teve cinco edições realizadas em parceria com Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Alfenas e também em parceria com o projeto de extensão Guisado (Unifal) sob a coordenação da professora Valéria Cristina Ribeiro realizou o projeto “SAN’Arte”.

O projeto recebe o patrocíncio do Fundo Cultural de Minas Gerais (Foto: Divulgação)

Em 2015 a associação foi contemplada com o apoio do Fundo Estadual de Cultura do Governo de Minas Gerais para a circulação do projeto “Teatro Itinerante Prazer em Conhecê-lo!”, podendo se apresentar em 44 lugares diferentes e em várias cidades do Sul de Minas.

Equipe Técnica
Junia Cristina – Contadora de Histórias/Atriz
Patrícia Silva – Produtora
Anselmo Cesário – Diretor

 

Via Alfenas Hoje
Faça seu comentário usando o Facebook
© 1999-2018 ONDA SUL - A RÁDIO DO SUL DE MINAS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS / IA EMPRESA