Onda Sul FM

Queda de 30% nas doações no Hemominas em Passos

Banco de sangue do hemonúcleo de Passos encontra-se em baixa devido à mudança de temperatura registrada nos últimos dias. a unidade sofreu uma queda de 30% nas doações e solicita novos voluntários na sede.

 A queda de temperatura comum entre os meses de maio e julho ocasiona maior incidência de doenças respiratórias. A necessidade de doações de sangue aumenta, o que leva a uma redução no estoque de toda a região. O Hemonúcleo de Passos teve queda significativa de 30% nas doações.
Antes de mais nada, conforme o médico do Núcleo Regional Hemominas de Passos, Flávio Ribeiro Campos, contudo a queda já era esperada, sobretudo “Nesta época do ano, conforme o clima mas ameno e em vésperas de grandes feriados, definitivamente há um decréscimo nas doações”.
Desde já, a unidade realizou 61.261 cadastros até à presente data, mas, simultaneamente por motivos diversos, apesar de nem todos ainda serem doadores. “Existem inaptidões temporárias e definitivas, doadores que já ultrapassaram a idade de doação, doadores que mudaram de domicílio etc.”, explicou.
Campos ainda citou qual é a frequência de doação necessária para o banco manter-se em nível normalizado. “Alguns tipos de sangue ficam em baixa, tendo que convocar mais doações para suprir o estoque”.
No momento, os grupos sanguíneos de maior escassez são O negativo, A positivo e negativo e B negativo. Porém, “a necessidade é geral. Não importa qual é o tipo sanguíneo do doador, toda colaboração é proveitosa”.
Quem quiser doar pode realizar o agendamento ligando no número 155 ou por meio do site http://www.hemominas.mg.gov.br/, em que também encontram-se os requisitos necessários para doação. Basta comparecer no núcleo de Passos, localizado na rua Dr. José Lemos de Barros, número 313, no bairro Umuarama, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h, portando documento de identidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

fonte: Folha da Manhã
Faça seu comentário usando o Facebook
© 1999-2018 ONDA SUL - A RÁDIO DO SUL DE MINAS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS / IA EMPRESA
WhatsApp chat