Onda Sul FM

Receita e PM deflagram operação em São Sebastião do Paraíso

“Operação Sentinela” tem como objetivo combater o contrabando.

Na manhã desta quinta-feira (6), a Receita Federal, em parceria com a Polícia Militar, deu início à “Operação Sentinela”, no Sul e Sudoeste Mineiro, com o objetivo de combater o contrabando e o descaminho, de forma constante e precisa. De acordo com o delegado da Receita Federal, auditor-fiscal, Michel Lopes Teodoro, durante entrevista coletiva realizada em São Sebastião do Paraíso não há data para finalizar a referida operação, em função da grande importância do combate ao crime organizado.

A ação, que teve início no começo desta semana, contou com a participação de 60 pessoas divididas entre os batalhões da Polícia Militar de São Sebastião do Paraíso e Passos, e, segundo o delegado da Receita Federal, em Poços de Caldas, Michel Lopes Teodoro, não há previsão de término.

“A operação também está acontecendo em outras cidades da região e tem como principal beneficiário os comerciantes locais”, afirmou o delegado.

Esta é a primeira vez que uma parceria entre estas duas entidades acontece no sentido de lutar contra os produtos ilícitos e o descaminho. Tendo em vista que no ano de 2017 o contrabando brasileiro atingiu seu ápice com R$2,3 bilhões de produtos apreendidos, uma união dessas promete resultados, o que já vem acontecendo.

“Já foram apreendidos no momento carros, motos, joias e vestuários. E, logo iremos divulgar com precisão tudo o que foi encontrado”, finalizou Teodoro.

O nome da operação faz referência ao modus operandis adotado pelas instituições com o intuito de monitorar, de forma constante, os veículos que transportam mercadorias provenientes do exterior, que não possuem nota fiscal. Contrabando é a prática da importação ou exportação clandestina de mercadorias e bens de consumo, por exemplo, cigarro, drogas e armas.

Já o descaminho é a entrada ou saída de produtos permitidos, mas sem passar pelos trâmites burocrático-tributários devidos, ou seja, vestuários, eletrônicos etc.

 

 

 

Via Folha da Manhã
Faça seu comentário usando o Facebook
© 1999-2018 ONDA SUL - A RÁDIO DO SUL DE MINAS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS / IA EMPRESA
WhatsApp chat