Onda Sul FM
Bloco Vermes

Segunda fase da campanha contra febre aftosa é iniciada

Começa nesta quinta-feira (1º) em todo o território a segunda fase da campanha de vacinação contra febre aftosa.

Segundo a Coordenadoria do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), dentre os municípios da região devem ser imunizados cerca de 408.500 bovinos e bubalinos. Entretanto no âmbito estadual, deverão ser vacinados cerca de 9,5 milhões de animais.

O produtor que não realizar a imunização do seu rebanho através da vacinação que ocorre até o dia 30 deste mês, estará sujeito a multa de 25 Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais (Ufemgs) por animal. A multa equivale a R$81,25 por cabeça.

Esta ação é coordenada pela agencia IMA, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) a qual é responsável pelo gerenciamento e fiscalização da campanha.

Cristina Fontes Araújo Viana, diretora-geral do IMA, ressalta a relevância da vacinação para preservar a saúde do rebanho.  Alerta também a respeito da aplicação correta da vacina para que seja garantida a eficácia da imunização. “Entre os cuidados, é necessário manter as vacinas armazenadas com temperatura entre 2 e 8 graus centigrados, desde o momento em que for adquirida em estabelecimento registrado até a hora da aplicação” disse.

Nesta campanha o responsável deve comprar doses de 5 ml da vacina junto ao IMA, sendo que o descumprimento dessa norma estará sujeita a multa de cinco Ufemgs, o equivalente a R$16,25 por animal.

Portanto, proprietário de 150 ou mais bovinos ou bubalinos deverão declarar a vacinação do seu rebanho exclusivamente por meio do site http://www.ima.gov.br ou pelo Portal Produtor. No entanto, para quem possui menos de 150 animais a declaração pode ser feita tanto no site, quanto presencialmente.

 

 

 

 

 

Via Folha da Manhã
Faça seu comentário usando o Facebook
© 1999-2018 ONDA SUL - A RÁDIO DO SUL DE MINAS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS / IA EMPRESA
WhatsApp chat