O grande passado
Sempre foi dito que futebol é o esporte que “está no DNA” de cada brasileiro. Crescendo no Brasil é impossível não ter algum contato com esse jogo. O Brasil realmente tem motivos para se orgulhar com tão grandes conquistas; a Seleção brasileira é pentacampeã mundial, venceu a Copa das Confederações 4 vezes e 9 vezes a Copa América. Com resultados tão excelentes, continua a ser a Seleção nacional mais bem-sucedida no mundo. Porém, nas últimas décadas algo deu errado e cada vez mais aumenta a discussão que o futebol brasileiro está em crise.
Os próximos torneios importantes
O torneio mais próximo para se preocupar é a Copa América. O Brasil fará o primeiro jogo no dia 28 de junho contra a Costa Rica. As expectativas do torneio são pessimistas. Além de várias derrotas e empates consecutivos que a seleção teve recentemente, a principal estrela da seleção, Neymar, não vai participar por conta de uma lesão, pelo mesmo motivo também não terá Richarlison. Odds para a vitória do Brasil estão altas, o que significa que torcedores não acreditam muito na vitória e não apostam nesse resultado. Agora, se a seleção nacional vencer, quem tinha apostado nela, irá receber um bom prêmio. Se você quiser testar a sorte com palpites nessa Copa América, vale a pena já revisar as Casas de apostas, lembre que um novo usuário da plataforma pode ganhar um bônus. Para ativar a promoção, se registre na plataforma e receba um bônus de boas-vindas.
Atualmente, está tendo as seleções para a Copa de 2026. E o Brasil se mostra extremamente ruim, ocupando o sexto lugar na colocação após várias derrotas (inclusive nos jogos em casa). De acordo com a regra atual, os seis primeiros colocados se classificam diretamente e o sétimo vai para o playoff. Mas, até o último campeonato tinham apenas quatro vagas. Como as eliminatórias não acabaram ainda, a possibilidade de que Brasil, pela primeira vez na história, vá ficar de fora do campeonato não está descartada.
Os jogadores, técnicos ou Clubes: quem é o responsável?
Fazendo uma crítica contra os jogadores brasileiros, os torcedores apontam que os atuais estão meio infantilizados, em outras palavras, não são tão maduros como os de antigamente. Estão mais preocupados com as redes sociais e sua imagem nas mídias. Dando muita atenção à autopromoção em vez do jogo. Entretanto, o aparecimento nas mídias tem a ver com algum escândalo. Fizeram bastante repercussão os casos de Daniel Alves e Robinho que foram condenados pela justiça por violência sexual contra mulheres.
Outro ponto da crítica dos jogadores é a falta de técnica. O Brasil sempre foi conhecido por apresentar futebol como arte: chutar de um jeito bonito, tentar fazer alguma acrobacia no campo. Com o tempo, o futebol foi se desenvolvendo e parece que atletas e técnicos brasileiros não acompanharam esse processo.
Os Clubes brasileiros de futebol estão perdendo bons jogadores jovens para times internacionais. Quando um garoto jovem ganha destaque, ele acaba sendo vendido por um preço alto para algum time europeu que está pagando melhor. Tendência essa que está acontecendo de 10 anos pra cá. Os Clubes se focam em vender jogadores pra fora para ganhar dinheiro com isso, ao invés de investir na contratação de bons técnicos e desenvolvimento interno. Por conta disso, os Clubes de futebol estão perdendo o patrocínio, o que agrava a situação ainda mais.
Torcedores têm esperança
A situação atual da seleção brasileira parece ser a pior de toda sua história. Os torcedores esperam que a partir desse degrau, o time vai começar a se elevar. Algumas expectativas estão vinculadas ao novo técnico da Seleção, Dorival Júnior, que assumiu essa cadeira depois de várias trocas. Falta pouco até a estreia na CONMEBOL, vamos aguardar.