Desde segunda-feira, 2, todos os 5.570 municípios brasileiros estão aptos a receber a tecnologia 5G standalone, que oferece melhores benefícios ao usuário e viabiliza aplicações para diversos setores, como indústria, comércio, agricultura e saúde.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Entidade Administradora da Faixa (EAF) concluíram a liberação da faixa de 3,5 GHz, com 14 meses de antecipação em relação ao cronograma original. A medida permite a ativação da tecnologia 5G, um marco importante para a infraestrutura digital do país.
A liberação da faixa foi possível após a mitigação de interferências em estações satelitais e a migração da TVRO, além da instalação de kits gratuitos de parabólicas digitais para famílias beneficiárias de programas sociais.
Embora a faixa esteja liberada, a instalação de estações de 5G depende do planejamento de cada operadora. A Anatel destaca que todos os municípios terão a oportunidade de acessar a tecnologia, conforme o cronograma de implementação.