A Delegacia Regional de Passos, instaurou um inquérito para investigação de denúncias sobre um grande fluxo de usuários de drogas no bairro Belo Horizonte, em Passos. Conforme as denúncias, além de muitos usuários andarem pelas ruas, a venda de drogas também está desenfreada no local.
Inclusive, alguns moradores do bairro e imediações já estudam a possibilidade de mudarem de casa, para bairros mais distantes devido ao comportamento dos usuários de drogas no local. Segundo os moradores, a venda de drogas como crack, maconha e cocaína é feita durante o dia e a noite o local fica mais perigoso.
O tráfico estaria ocorrendo próximo ao prédio principal da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e também o 12° Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais. Devido à situação, os passenses já apelidaram o local de “cracolândia”. A situação já foi denunciada também na Câmara dos Vereadores de Passos.
Em 2012, para tentar conter a violência em Passos, a Polícia Militar chegou a montar uma unidade de Polícia Pacificadora nas imediações, o Grupo Especial de Prevenção em Áreas de Risco (Gepar), onde existe alto índice de criminalidade. Um ano antes, só no Novo Horizonte foram registrados três homicídios.