Com um faturamento médio de R$135 milhões no ano passado, o setor de turismo de Delfinópolis está em crescimento. A cidade atribui esse aumento no número de turistas à busca por passeios ao ar livre após a suspensão das medidas de restrição relacionadas à pandemia de covid.
Conforme levantamento realizado pela prefeitura de Delfinópolis, baseado no fluxo de veículos nas balsas que cruzam o Rio Grande, aproximadamente 28 turistas visitaram o município por mês em 2022. A retomada do turismo e a preferência por atividades ao ar livre têm sido um impulso significativo para o setor na região.
“Identificamos que muitos turistas, durante a pandemia, passaram a buscar passeios ao ar livre e as características de Delfinópolis são favoráveis a esses novos hábitos. Isso fez com que nessa retomada das atividades identificássemos uma elevação no número de turistas durante todo o ano. Isso impacta outros municípios da região, principalmente porque essa modalidade de turismo não possui fronteiras e a Canastra favorece isso”, afirma a secretária do Turismo de Delfinópolis, Meire Inoue
E Delfinópolis não é a única cidade da região a prosperar com o turismo. São José da Barra, a região da Serra da Canastra, Capitólio e Escarpas do Lago também lucram com a vinda de turistas de todo o Brasil para desfrutar das paisagens, culinária e histórias das cidades.