Pelo menos três cidades da região em que há o polo educacional da IFSULDEMINAS aderiram à Paralisação Nacional dos Servidores Públicos Federais. As unidades de Poços de Caldas, Três Corações e Pouso Alegre farão parte do movimento, entre esta terça-feira, 07, e a quarta-feira, 08.
O IFSULDEMINAS informou que as atividades administrativas e acadêmicas estão suspensas parcialmente nas unidades aderentes. A paralisação acontece devido a reivindicação salarial, reestruturação das carreiras, por medidas contra os servidores públicos, equiparação de benefícios e arquivamento definitivo da reforma administrativa.
Além disso, as instituições também questionam os três cortes realizados nos recursos da União Federal para a educação pública. Segundo eles, não se constrói uma educação de qualidade sem verbas.
Ao contrários dessas, as unidades de Muzambinho, Passos, Machado, Carmo de Minas e Inconfidentes, não aderiram a paralisação. Alguns professores da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Passos, também aderiram ao movimento. O mesmo aconteceu com os servidores técnicos da Universidade Federal de Lavras (UFLA).
A Universidade Federal de Alfenas (Unifal) e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), não aderiram até o momento ao acontecimento.