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Vai começar a fazer exercícios? Veja o que é importante saber para ser eficiente

Praticar atividade física tem que virar hábito e para isso, é indispensável ser agradável

Todo início de ano resgata velhas propostas e aquela que é sempre uma a ser cumprida na temporada que começa: aderir a um programa de exercícios. Para mais uma vez a promessa não ficar perdida no caminho, devemos sempre ter certos cuidados básicos para o programa ser seguro e efetivo.

 Podemos considerar que qualquer orientação deve abordar vários aspectos. Tudo para proporcionar a elaboração de um programa que não só vá de encontro aos objetivos do indivíduo como respeite suas intolerâncias e eventuais limitações e ainda possa ser realizado com conforto, prazer e bem-estar.

Uma vez definidos os objetivos com as respectivas prioridades, como, por exemplo, perder peso, ganhar massa muscular ou melhorar o condicionamento físico, o passo seguinte seria avaliar a tolerância para elaborar o critério de intensidade.

O sistema cardiovascular representa o verdadeiro motor metabólico que vai proporcionar a produção de energia durante a atividade física.

Uma vez definidos os objetivos com as respectivas prioridades, como, por exemplo, perder peso, ganhar massa muscular ou melhorar o condicionamento físico, o passo seguinte seria avaliar a tolerância para elaborar o critério de intensidade. Neste quesito, os cuidados a serem respeitados dizem respeito a uma avaliação de dois grandes componentes: sistema cardiovascular e aparelho locomotor.

O sistema cardiovascular representa o verdadeiro motor metabólico que vai proporcionar a produção de energia durante a atividade física. Qualquer critério adotado para prescrição de intensidade deve ajustar um nível de tolerância determinado a partir de um diagnóstico da aptidão cardiorrespiratória do indivíduo, seja por um teste de avaliação, que proporciona um diagnóstico mais preciso, ou pela utilização de fórmulas baseadas nas faixas de intensidade previstas pela frequência cardíaca.

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