A historiadora e carmelitana Fernanda Eugênia Martins Azevedo, lançou na tarde deste sábado (19), seu livro, intitulado “Companhia de Jesus no Brasil de Filipe II: a atuação jesuítica junto aos colonos para a manutenção do ordenamento social e entronização da Casa de Habsburgo no Brasil (1580-1598)”. O evento aconteceu no centro de eventos, Train Station, do conhecido Waldetali Soares de Lima em Carmo do Rio Claro.
Sua obra é particularmente relevante, pois enquanto grande parte da historiografia brasileira se concentra na evangelização e conversão dos ameríndios por parte dos jesuítas durante o período colonial, Fernanda opta por focar em um universo diferente. Ela explora a missão dos jesuítas tratados para os colonos, bem como o sacerdote dessa missão na consolidação do governo espanhol no Brasil durante os primeiros anos da União Ibérica.
Baseando-se em uma variedade de documentos históricos produzidos pelos inacianos, o livro de Fernanda não apenas apresenta uma análise aprofundada dessas fontes, mas também fornece respostas para questões cruciais sobre o processo colonizador do Brasil. Sua pesquisa indica que o relacionamento dos jesuítas com os colonos não se restringe somente às diferenças sobre os ameríndios. Era, de fato, uma peça-chave no ordenamento social e político, tornando a missão jesuítica um elemento essencial no projeto de colonização.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –>https://chat.whatsapp.com/DlR9Ct4e83NDquP3tyTbos