As carmelitanas Maria Rita Paula e Mirian Savioli (Sabor Família e Tecelagem da Mirian), estiveram em Brasília para participarem da 17° Salão de Artesanato de Brasília. Elas foram as únicas carmelitanas desse segmento que participaram da feira, de amplitude nacional.
?Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Enquanto Mirian Savioli administrava a feira com seus tecidos e os doces cristalizados e artesanais da Maria Rita, a doceira viajou na mesma semana da exposição até a região Norte, em Palmas, no Tocantins, para ministrar uma palestra sobre os famosos doces. Rita já foi responsável de presentear autoridades municipais, estaduais, nacionais e também participou de grandes eventos internacionais.
Em entrevista ao Portal Onda Sul, Maria Rita Paula contou que encontrou com diversas amigas e clientes antigas, além disso pontuou que as feiras são de grande valia para as profissionais, devido a troca de informações, contatos e trabalho entre elas. Durante sua estadia em Palmas, a doceira aproveitou para conhecer um pouco mais sobre o trabalho das outras mulheres e trouxe uma novidade para Carmo do Rio Claro, o doce de limão.
Embora Rita já tivesse conhecimento do doce de limão, o novo formato é ainda mais saboroso e pode ser servido com outros doces, entre eles: doce de leite, doce de leite com nozes, entre outros. O processo do novo doce de limão, em que é servido a casca cristalizada e muito saborosa, não foi revelado por ela, mas Rita garantiu que é parecido com os demais, e que até ficar pronto para o consumo o processo dura, em média, uma semana.
Para viajarem até Brasília, as profissionais contaram com o apoio da prefeitura, que disponibilizou um carro para levá-las, juntamente com o material da exposição. Além disso, na feira em Brasília, elas encontraram com algumas autoridades, entre eles o Deputado Federal Emidinho Madeira. Rita também comentou ao Portal Onda Sul que pediu 11 novas tentas para serem usadas na Feira da Agricultura Familiar, pedido que, segundo ela, foi aceito e em breve será atendido pelo deputado. Ela também agredeceu ao Coordenador Estadual do Artesanato, Thiago Tomaz de Souza.
Emidinho Madeira também registrou o encontro com as carmelitanas na feira e fez um video do momento, enaltecendo a cultura dos doces e artesanatos do município em eventos nacionais.