Nesta quinta-feira, 13, os servidores públicos de Conceição da Aparecida realizaram uma manifestação na cidade em apoio a classe da Saúde. Diversos carros movimentaram as ruas pedindo por mais respeito e valor a profissão.
📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Um carro de som passou pela cidade com os dizeres “os profissionais da Enfermagem merecem mais reconhecimento por toda a dedicação, esforço pelo atendimento a toda a população de Conceição da Aparecida. Sempre trabalhamos com muito amor”.
Além disso, os profissionais também homenagearam as cidades vizinhas de Carmo do Rio Claro, Alterosa e Nova Resende, pelo trabalho feito durante a pandemia, entre outros. Os servidores, em especial os da Saúde, Educação e Segurança Pública, tem realizado algumas manifestações e até greves devido ao reajuste proposto pelo Governador de Minas Gerais, Romeu Zema.
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou em definitivo o projeto de lei 2.309/24, de autoria do governador Romeu Zema (Novo), que reajusta em 4,62% o salário dos servidores civis e militares do estado. A proposta inicial de Zema era ainda mais baixa. A primeira versão do texto previa um aumento de apenas 3,64% no vencimento básico dos trabalhadores. Após pressão popular, foi acrescido um ponto percentual, valor bem abaixo do que foi proposto pela oposição, de 10,67%, que corrigiria os salários em relação à inflação de 2022 e 2023.
Em declarações à imprensa, o governador argumentou que o estado está com recursos limitados. Porém, em maio do ano passado, Romeu Zema aumentou o próprio salário e o de seu secretariado, com o aval da ALMG, em quase 300%.