28 de julho, Dia do Agricultor

Compartilhar

O dia 28 de julho, celebra o “Dia do Agricultor”. A data é uma comemoração à criação do Ministério da Agricultura em 1960, no mandato de Juscelino Kubitschek.

A homenagem se faz necessários a todos os trabalhadores do campo, é considerado uma das mais antiga profissão do mundo, atividade primária na economia.

Além de celebrar a importância do trabalhador do campo, a intenção era comemorar os 100 anos do Ministério
da Agricultura.

Segundo o portal da Agência Minas Gerais, o estado concentra 607,5 mil estabelecimentos agropecuários, quase 12% do total do país, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São mais de 1,8 milhão de trabalhadores que fazem Minas ser líder nacional na produção de café, leite, batata, morango e alho.

Ainda de acordo com a Agência Minas Gerais, o estado ainda ocupa o segundo lugar na produção de laranja e feijão, além do terceiro em cana-de-açúcar, abacaxi, cebola e banana. O trabalho do produtor rural tem grande peso na economia de Minas Gerais. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio mineiro cresceu 5,12% no ano passado e representa 36% do PIB estadual.

 

Faça seu comentário usando o Facebook
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com