Search
Search

Onda de calor pode afetar floração do café, diz Emater

25/09/2023
em Destaque, Economia, Minas Gerais
Onda de calor pode afetar floração do café, diz Emater

A onda de calor que atinge vários estados neste fim de inverno com recordes de temperatura poderá provocar perda de produtividade em diversas culturas, como o café, que está em período de floração.

De acordo com o coordenador estadual de Irrigação da Emater, Ivaldo Martins, eventos climáticos drásticos causam impacto na fisiologia das plantas. Uma onda de calor, com temperaturas até 5ºC acima do normal, em algumas regiões, por exemplo, danifica o pólen das flores, a ponto de impedir a fertilização e o futuro desenvolvimento dos frutos.

“A produtividade de qualquer cultura é afetada por eventos climáticos drásticos, independentemente da tecnologia utilizada pelos produtores (bons insumos, bom material genético etc.). No caso da seca, é possível reduzir o impacto com irrigação. Mas, com uma forte onda de calor como essa dos últimos dias, não tem como os produtores se precaverem”, afirma Martins.

No caso dos cafezais, o coordenador da Emater-MG avalia que pode haver danos às florações, nas regiões com temperaturas mais altas de Minas. E, embora ainda haja tempo para o surgimento de novas flores, o potencial produtivo da próxima safra pode ser comprometido.

Como parte de seu trabalho de orientação aos produtores rurais, a Emater-MG reuniu diversos especialistas para elaborar o documento “Mitigação dos efeitos das mudanças climáticas na agropecuária: Água de chuva”. O material está disponível na Livraria Virtual do site. O engenheiro agrônomo Ivaldo Martins, da equipe do Departamento Técnico da Emater-MG, foi um dos autores.

“Elencamos práticas para reduzir e mitigar os impactos de eventos climáticos adversos, principalmente na questão das enxurradas. São práticas conservacionistas já conhecidas, mas ainda pouco difundidas ou aplicadas na realidade rural. O plantio direto, por exemplo, em que se planta sobre a palhada, protege o solo e promove maior infiltração da água das chuvas. Com isso, reduz a formação de enxurradas. Abordamos também técnicas de implantação e manejo de pastagens e recuperação de áreas degradadas. Uma das indicações é a Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF). Outras ações que os produtores podem adotar são o plantio em nível e o terraceamento das lavouras”, cita Martins.

Ele explica que essas práticas contribuem para a infiltração da água das chuvas no solo. Além de evitar as enxurradas e enchentes, que causam diversos prejuízos, as ações de conservação do solo favorecem a manutenção da umidade por um tempo mais prolongado, o que gera benefícios para os produtores rurais também nas épocas de estiagem.

“Mas são práticas com efeitos a médio e longo prazos. E eventos tão drásticos, como os do Rio Grande do Sul, são atípicos, então, mesmo essas práticas não evitam todos os impactos deletérios“, afirma o coordenador da Emater-MG.

Ivaldo Martins diz também que a mudança climática é uma realidade que vem sendo confirmada com as últimas intempéries, como as chuvas sem precedentes que causaram mortes e destruição no Rio Grande do Sul.

“Alguns eventos sempre existiram, como fortes chuvas e outros períodos de secas, mas o problema agora é a intensidade como estão acontecendo. Ainda não temos práticas difundidas ou plantas com material genético adequado para poder conviver com essa nova realidade”, lamenta Ivaldo Martins.

Fonte: Clic Folha

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –>https://chat.whatsapp.com/DlR9Ct4e83NDquP3tyTbos

0
COMPARTILHAMENTOS
123
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
Tags: cafecalorfloradaminas

Relacionado Posts

FONTE: PORTAL DE NOTICIAS CASSIA
Destaque

VÍDEO: Homem é brutalmente espancado por grupo em posto de gasolina em Cássia

24/06/2025
Apostador do Sul de Minas ganha valor na Mega-Sena
Destaque

Aposta feita em Minas Gerais fatura sozinha prêmio de R$ 127 milhões na Mega-Sena

24/06/2025
Foto: Reprodução/ Instagram @Jacquesvanier
Destaque

VÍDEO: Carmelitano Pedro Vaqueiro surge com Jacques Vanier em vídeos virais

24/06/2025
Desaparecido há três dias, homem é encontrado morto em estrada
Destaque

Desaparecido há três dias, homem é encontrado morto em estrada

24/06/2025
Próximo Post
Família oferece recompensa para encontrar cachorro desaparecido na Futrika em Carmo R. Claro

Busca por Rex continua, família oferece recompensa de R$ 2 mil

Junte-se à nos no Whatsapp!

Participe do nosso grupo no Whatsapp e receba em tempo real as notícias de Carmo do Rio Claro e região!
JUNTAR-SE AO GRUPO DE WHATSAPP
  • Contato
  • Vídeos
  • Promoção
  • Fala na Cara
  • Política de Privacidade
X-twitter Facebook Instagram

Rua Delfim Moreira, 133, 3º Andar - Centro, Carmo do Rio Claro/MG - 37.150-000

2022 Onda Sul - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver Todos Resultados
  • Contato
  • Home
  • Notícias
  • Política de Privacidade
  • Promoção

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Portal Onda Sul

  • Home
  • Vídeos
  • Fala na Cara
  • Coluna MG
  • Artigos
  • Notícias
  • Contato
  • Promoção
  • Ao Vivo

Social Chat is free, download and try it now here!