Search
Search

Vacinação contra dengue vai priorizar público de 6 a 16 anos

16/01/2024
em Brasil, Destaque, Saúde
Vacinação contra dengue vai priorizar público de 6 a 16 anos

 O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira, 15, que a faixa etária de 6 a a 16 anos terá prioridade na vacinação contra a dengue. O país deve comprar 5,2 milhões de doses da Qdenga, fabricada pelo laboratório japonês Takeda, além de receber doações.

As doses, segundo o ministério, vão possibilitar a imunização de até 3 milhões de pessoas, já que o esquema vacinal prevê duas doses.

De acordo com o diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Eder Gatti, a faixa etária é preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e recomendada pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização, composta por especialistas na área.

“Dentro desse grupo [6 a 16 anos], vamos ver qual é o melhor grupo etário para ter melhor resultado epidemiológico, evitando hospitalizações e mortes”, afirma o diretor.

A definição sobre qual público-alvo, bem como as localidades prioritárias, será feita em conjunto com estados e municípios, em reunião marcada para a última quinta-feira deste mês.

Gatti confirmou que a previsão é iniciar a vacinação em fevereiro. No dia 21 de dezembro, o Ministério da Saúde anunciou a incorporação da vacina no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o governo federal, o Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante em sistema público e universal.

O imunizante Qdenga tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e é indicado para prevenção de dengue de 4 a 60 anos de idade, independentemente de a pessoa ter tido ou não a doença previamente.

O Brasil bateu recorde de mortes por dengue no ano de 2023. Foram 1.079 mortes pela doença até o dia 27 de dezembro.

De acordo com a OMS, o país tem o maior número de casos da doença no mundo, respondendo por metade do total global. Autoridades de saúde já alertaram para uma epidemia da doença no Brasil em 2024.

Fonte: Clic Folha

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4

0
COMPARTILHAMENTOS
194
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
Tags: brasildengueprioridadevacina

Relacionado Posts

Operação Overlord desmantela célula neonazista com atuação em MG e SP
Destaque

Operação Overlord desmantela célula neonazista com atuação em MG e SP

20/06/2025
Ajudante de pedreiro morre ao cair de telhado de 6 metros
Destaque

Com repasses insuficientes, Samu pode parar em Minas, alerta Cissul

20/06/2025
Alfenas terá exames genéticos de medula óssea pelo SUS em parceria com a UNIFAL-MG
Destaque

Alfenas terá exames genéticos de medula óssea pelo SUS em parceria com a UNIFAL-MG

20/06/2025
Polícia Militar de Alfenas prende mais de 10 foragidos em menos de uma semana
Destaque

Polícia Militar de Alfenas prende mais de 10 foragidos em menos de uma semana

20/06/2025
Próximo Post
Polícia Militar de Conceição da Aparecida atende desejo de moradora no dia do seu aniversário

Polícia Militar de Conceição da Aparecida atende desejo de moradora no dia do seu aniversário

Junte-se à nos no Whatsapp!

Participe do nosso grupo no Whatsapp e receba em tempo real as notícias de Carmo do Rio Claro e região!
JUNTAR-SE AO GRUPO DE WHATSAPP
  • Contato
  • Vídeos
  • Promoção
  • Fala na Cara
  • Política de Privacidade
X-twitter Facebook Instagram

Rua Delfim Moreira, 133, 3º Andar - Centro, Carmo do Rio Claro/MG - 37.150-000

2022 Onda Sul - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver Todos Resultados
  • Contato
  • Home
  • Notícias
  • Política de Privacidade
  • Promoção

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Portal Onda Sul

  • Home
  • Vídeos
  • Fala na Cara
  • Coluna MG
  • Artigos
  • Notícias
  • Contato
  • Promoção
  • Ao Vivo

Social Chat is free, download and try it now here!