Search
Search

PM de Meio Ambiente realiza operação e apreende aves silvestres em cativeiro ilegal

15/11/2024
em Destaque, Destaque
PM de Meio Ambiente realiza operação e apreende aves silvestres em cativeiro ilegal

Nesta quarta-feira(13), a Polícia Militar de Meio Ambiente de Minas Gerais deflagrou uma operação de combate ao tráfico de animais silvestres em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação resultou na apreensão de 26 aves, todas mantidas ilegalmente em cativeiro. As aves apreendidas incluem diversas espécies nativas, como o Trinca-ferro, o Pássaro-preto, o Pintassilgo, o Coleirinho, o Bigodinho, o Azulão, o Canário-da-terra, o Curió e o Tico-Tico-Rei.

?Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp

A operação foi realizada após uma denúncia anônima que apontava a existência de um local em Pouso Alegre onde aves estavam sendo capturadas e mantidas em condições irregulares, caracterizando o tráfico de fauna. No local, os policiais encontraram 23 gaiolas e três alçapões, que seriam usados para capturar os animais, prática que é proibida por lei, pois coloca em risco a fauna local e as espécies ameaçadas de extinção.

Durante a operação, o responsável pelos animais não foi encontrado no local, mas, de acordo com as autoridades, foi lavrado um auto de infração ambiental no valor de 9.810 UFEMG (Unidade Fiscal do Estado de Minas Gerais). O tráfico de animais silvestres é um crime ambiental grave, com consequências sérias para a biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas.

As aves apreendidas foram encaminhadas a órgãos ambientais especializados para avaliação e eventual reabilitação, com o objetivo de devolvê-las ao seu habitat natural, sempre que possível. Além disso, as autoridades alertam sobre os danos causados pelo tráfico de animais, que pode resultar na extinção de espécies e prejudicar a saúde dos próprios animais, que muitas vezes são mantidos em condições inadequadas e sofrendo maus-tratos.

Essa operação é mais uma ação da Polícia Militar de Meio Ambiente no combate ao tráfico de fauna e à preservação dos recursos naturais do estado de Minas Gerais. O comando da PMMG destaca a importância da colaboração da população para o sucesso dessas operações, e reafirma o compromisso com a proteção do meio ambiente e da biodiversidade.

A Polícia Militar de Meio Ambiente também reforça que denúncias sobre crimes ambientais podem ser feitas de forma anônima, no 190, e que cada cidadão tem um papel fundamental na preservação do patrimônio ambiental do estado.

Fonte/foto/PM do Meio Ambiente

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KRGqHmN6Zph0dxGiOF3GN7

 

0
COMPARTILHAMENTOS
17.6k
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
Tags: apreensãomeio ambientePMpouso alegre

Relacionado Posts

Prefeitura de Alpinópolis investe mais de R$ 300 mil em reforma de praça
Destaque

Prefeitura de Alpinópolis investe mais de R$ 300 mil em reforma de praça

09/05/2025
VÍDEO: Prefeitura e Copasa dialogam com moradores sobre intervenções no Córrego do Sossego
Destaque

VÍDEO: Prefeitura e Copasa dialogam com moradores sobre intervenções no Córrego do Sossego

09/05/2025
Três pessoas são presas por cárcere privado em clínica terapêutica
Destaque

Embarcação é furtada na zona rural de Carmo do Rio Claro

09/05/2025
Polícias Civil e Militar de Passos prendem 4 traficantes na Operação Eixo Duplo
Destaque

Polícias Civil e Militar de Passos prendem 4 traficantes na Operação Eixo Duplo

09/05/2025
Próximo Post
Unifal inaugura estúdio de pilates para a terceira idade

Unifal inaugura estúdio de pilates para a terceira idade

Junte-se à nos no Whatsapp!

Participe do nosso grupo no Whatsapp e receba em tempo real as notícias de Carmo do Rio Claro e região!
JUNTAR-SE AO GRUPO DE WHATSAPP
  • Contato
  • Vídeos
  • Promoção
  • Fala na Cara
  • Política de Privacidade
X-twitter Facebook Instagram

Rua Delfim Moreira, 133, 3º Andar - Centro, Carmo do Rio Claro/MG - 37.150-000

2022 Onda Sul - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver Todos Resultados
  • Contato
  • Home
  • Notícias
  • Política de Privacidade
  • Promoção

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Portal Onda Sul

  • Home
  • Vídeos
  • Fala na Cara
  • Notícias
  • Contato
  • Promoção
  • Ao Vivo
×