Search
Search

TSE cancela registro de prefeito eleito em Guapé; novas eleições serão realizadas na cidade

30/03/2025
em Destaque, Destaque
TSE cancela registro de prefeito eleito em Guapé; novas eleições serão realizadas na cidade

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve, por unanimidade, o indeferimento do registro da candidatura de Thiago Sávio Câmara (PSDB), candidato mais votado para o cargo de prefeito de Guapé (MG) em razão de inelegibilidade. Com isso, a cidade terá novas eleições, com data ainda a ser marcada.

?Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp

A decisão ocorreu na sessão de 14 de março e transitou em julgado na última terça-feira (25), não cabendo mais recurso pelo candidato. Thiago teve o seu mandato de vereador cassado pela Câmara Municipal de Guapé no ano de 2022.

Conforme o TSE, a inelegibilidade, nesse caso, se aplica para as eleições que se realizarem durante o período remanescente do mandato para o qual foi eleito e nos oito anos subsequentes ao término da legislatura.

Após o indeferimento do seu registro pelo juiz eleitoral local e pelo TRE/MG, o candidato recorreu para o TSE.

Na sessão de 14 de março, a relatora do processo, ministra Isabel Gallotti, confirmou o entendimento de que a situação de Thiago configura a “causa de inelegibilidade do art. 1º, I, b, da LC 64/90, pois teve seu mandato de vereador cassado pela Câmara Municipal de Guapé (MG) por quebra de decoro e não apresentou decisão judicial liminar ou definitiva capaz de suspender os efeitos daquele ato”.

A decisão torna definitiva a anulação de votos obtidos pela chapa do candidato. A Zona Eleitoral de Guapé e o TRE-MG adotarão as providências para a realização de novas eleições, em data ainda a ser definida. Até que realizado o novo pleito e o eleito tome posse, o presidente da Câmara Municipal de Guapé, Randerson Ribeiro (PL), permanece à frente da administração da cidade.

Candidato mais votado

Thiago Câmara (PSDB) foi o candidato mais bem votado nas eleições municipais em Guapé com 40,23% dos votos válidos. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, ele concorreu com a candidatura indeferida com recurso. Isso ocorre em situações em que os candidatos não seguiram as regras estipuladas pela Justiça Eleitoral.

Thiago Câmara já havia recorrido três vezes, o máximo permitido e aguardava a decisão para ter a confirmação se iria assumir ou não a prefeitura da cidade.

Thiago teve o mandato de vereador cassado por dois processos. Primeiro, por denúncia de um cidadão após uma live feita por Tiago nas redes sociais. Ele teria usado palavras de baixo calão e sido grosso, o que acarretaria uma quebra de decoro.

O segundo foi instaurado a pedido de outra cidadã e diz respeito a uma suposta fraude feita na tramitação de um projeto de lei de iniciativa popular que pedia a gratuidade na travessia da balsa entre a cidade e São José da Barra.

Thiago atualmente foi nomeado como Secretário de Turismo de Guapé e apoiará uma chapa na próxima eleição.

Fonte: Jornal Folha Regional
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/KRGqHmN6Zph0dxGiOF3GN7
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/KRGqHmN6Zph0dxGiOF3GN7
0
COMPARTILHAMENTOS
1.1k
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
Tags: anulação prefeito de Guapéguapetse

Relacionado Posts

Prefeitura de Alpinópolis investe milhões em reforma de praça
Destaque

Prefeitura de Alpinópolis investe milhões em reforma de praça

09/05/2025
VÍDEO: Prefeitura e Copasa dialogam com moradores sobre intervenções no Córrego do Sossego
Destaque

VÍDEO: Prefeitura e Copasa dialogam com moradores sobre intervenções no Córrego do Sossego

09/05/2025
Três pessoas são presas por cárcere privado em clínica terapêutica
Destaque

Embarcação é furtada na zona rural de Carmo do Rio Claro

09/05/2025
Polícias Civil e Militar de Passos prendem 4 traficantes na Operação Eixo Duplo
Destaque

Polícias Civil e Militar de Passos prendem 4 traficantes na Operação Eixo Duplo

09/05/2025
Próximo Post
Foto: Reprodução/Helder Almeida

Motorista de ambulância do Samu morre em acidente de trânsito

Junte-se à nos no Whatsapp!

Participe do nosso grupo no Whatsapp e receba em tempo real as notícias de Carmo do Rio Claro e região!
JUNTAR-SE AO GRUPO DE WHATSAPP
  • Contato
  • Vídeos
  • Promoção
  • Fala na Cara
  • Política de Privacidade
X-twitter Facebook Instagram

Rua Delfim Moreira, 133, 3º Andar - Centro, Carmo do Rio Claro/MG - 37.150-000

2022 Onda Sul - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver Todos Resultados
  • Contato
  • Home
  • Notícias
  • Política de Privacidade
  • Promoção

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Portal Onda Sul

  • Home
  • Vídeos
  • Fala na Cara
  • Notícias
  • Contato
  • Promoção
  • Ao Vivo
×