Uma mulher de 43 anos foi presa em flagrante nesta quarta-feira (1º) em Maria da Fé (MG), suspeita de praticar maus-tratos contra animais. A ação foi conduzida pela Polícia Militar após denúncias de que dois cães estavam sendo mantidos em condições precárias em uma residência da cidade.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Ao chegarem ao local, os militares constataram a veracidade da denúncia. Um dos cães estava preso a uma corrente curta, em meio a fezes e com forte odor, além de apresentar ferimentos e sinais de infestação por pulgas. O segundo animal foi encontrado solto em um espaço cercado, igualmente cercado por sujeira e fezes.
A perícia técnica da Polícia Civil esteve no imóvel e confirmou as condições inadequadas em que os animais eram mantidos. Uma médica veterinária também foi acionada, avaliou os cães e emitiu um laudo detalhando o estado de saúde dos animais.
A suspeita foi levada à delegacia, onde teve a prisão ratificada com base na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), que prevê punições para casos de abuso, maus-tratos, ferimentos ou mutilações a animais, sejam eles silvestres, domésticos ou exóticos.
Após os trâmites legais, a mulher foi encaminhada ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça. Os cães resgatados foram levados para a Fundação Municipal de Saúde de Maria da Fé, onde recebem cuidados veterinários.
