A Receita Federal com apoio da Polícia Militar prenderam 4 homens por vender cigarro eletrônico, conhecido como “vape1”, de forma clandestina. A Operação Fumus Iuris foi deflagrada nesta quinta-feira, 15 de maio, em Alfenas e Poços de Caldas, no Sul de Minas. A Operação tem como alvo o comércio clandestino de cigarros – tanto eletrônicos quanto tradicionais.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Durante a operação, os agentes apreenderam 40 cigarros eletrônicos e acessórios em Alfenas. Duas pessoas foram presas em flagrante. Em Poços de Caldas, na avenida João Pinheiro, foram recolhidas 34 unidades de cigarros eletrônicos e quatro pessoas acabaram detidas. Em ambas as cidades, cigarros convencionais comercializados sem procedência legal também foram confiscados. Todos os envolvidos foram levados para a sede da Receita Federal em Varginha para prestar depoimento.
Os estabelecimentos envolvidos terão os CNPJs suspensos e os alvarás de funcionamento poderão ser cassados pelas prefeituras. A Receita Federal informou que os responsáveis responderão por contrabando e crimes correlatos, podendo sofrer sanções administrativas e penais.
A Polícia Militar garantiu o suporte tático da operação, isolando os pontos de abordagem, dando segurança aos agentes federais e realizando o encaminhamento dos detidos às autoridades competentes. Em Minas Gerais, a corporação tem atuado de forma estratégica no enfrentamento a crimes ligados à comercialização de produtos ilegais.
A Receita Federal reafirmou que seguirá com operações semelhantes em outras regiões do estado, com o objetivo de enfraquecer as redes de distribuição que abastecem o comércio irregular de cigarros no país.
Fonte: Diário Independente e PM

