Polícia Civil desmantela esquema de fraudes em vistorias veiculares em Machado (MG)

07/06/2025
em Destaque, Destaque
Polícia Civil desmantela esquema de fraudes em vistorias veiculares em Machado (MG)

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou nesta última sexta-feira (6) a operação “Papéis Fantasmas”, com o objetivo de desarticular um esquema de fraudes em vistorias veiculares praticado por despachantes na cidade de Machado, no Sul de Minas. A ação resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão em escritórios especializados no serviço, suspeitos de utilizar comprovantes falsos e simulações de pagamento para burlar o sistema estadual de vistoria.

?Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp

Durante a operação, foram apreendidos celulares, computadores, equipamentos de informática e mídias de armazenamento, que passarão por perícia técnica. O material será analisado para identificar a extensão da fraude, outros envolvidos no esquema e possíveis beneficiários diretos.

O delegado responsável pela investigação, Dr. Pablo Pereira, explicou que a operação teve início após a identificação de inconsistências em documentos de vistoria. “Recebemos informações de que um despachante, junto com outros, havia descoberto uma brecha no sistema e repassado isso aos demais. Juntos, eles praticavam o crime, usando documentos falsos, como comprovantes de pagamento falsificados”, afirmou.

Segundo o delegado, os próprios despachantes seriam os principais beneficiários da fraude. Eles cobravam dos clientes valores correspondentes às taxas obrigatórias, mas não realizavam o pagamento oficial ao Estado. Em vez disso, usavam documentos adulterados ou apenas comprovantes de agendamento para simular a regularização do veículo.

Ainda não está claro se os profissionais atuavam em conjunto ou de forma isolada. “Tudo indica que o dinheiro ficava com os próprios despachantes, e, até o momento, não há indícios de que os clientes soubessem da fraude. Mas essa parte ainda está sob apuração”, esclareceu Dr. Pablo.

A operação contou com o apoio das delegacias de Paraguaçu, Poço Fundo, Areado e da Delegacia Regional de Alfenas. A próxima etapa da investigação será a análise minuciosa dos dados apreendidos, que pode revelar conexões entre os investigados e até mesmo a participação de outros envolvidos.

A PCMG segue empenhada no combate a fraudes contra a administração pública e reforça que a população pode contribuir com denúncias anônimas pelo Disque-Denúncia 181.

Fonte/Diário Independente

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/KRGqHmN6Zph0dxGiOF3GN7

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/KRGqHmN6Zph0dxGiOF3GN7

0
COMPARTILHAMENTOS
265
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
Tags: fraudesmachadopapéisPCMG

Relacionado Posts

VÍDEO | Imagem de Nossa Senhora Aparecida chega de helicóptero e sobrevoa Carmo do Rio Claro
Destaque

VÍDEO | Imagem de Nossa Senhora Aparecida chega de helicóptero e sobrevoa Carmo do Rio Claro

03/10/2026
Candidatos não poderão ser presos a partir deste sábado
Destaque

Propaganda eleitoral nas ruas termina às 22h deste sábado (3), véspera do 1º turno

03/10/2026
Passos apresenta menor média de cobertura vacinal entre as maiores cidades do Sul de Minas
Destaque

Passos apresenta menor média de cobertura vacinal entre as maiores cidades do Sul de Minas

03/10/2026
Eleições 2026: saiba quais documentos são aceitos para votar
Destaque

Eleições 2026: saiba quais documentos são aceitos para votar

03/10/2026
Próximo Post
Projeto “Cuidar da Natureza é Cuidar da Vida” mobiliza comunidade em celebração pela sustentabilidade

Projeto “Cuidar da Natureza é Cuidar da Vida” mobiliza comunidade em celebração pela sustentabilidade

Junte-se à nos no Whatsapp!

Participe do nosso grupo no Whatsapp e receba em tempo real as notícias de Carmo do Rio Claro e região!
JUNTAR-SE AO GRUPO DE WHATSAPP
  • Contato
  • Vídeos
  • Promoção
  • Coluna MG
  • Artigos
  • Fala na Cara
  • Política de Privacidade
X-twitter Facebook Instagram

Rua Delfim Moreira, 133, 3º Andar - Centro, Carmo do Rio Claro/MG - 37.150-000

2022 Onda Sul - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver Todos Resultados
  • Contato
  • Home
  • Notícias
  • Política de Privacidade
  • Promoção

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.