Uma nova onda de frio começou a atingir o Brasil nesta segunda-feira (30/6), com previsão de temperaturas até 5ºC abaixo da média em várias regiões do país. Apesar da intensidade em estados do Sul e do Centro-Oeste, Minas Gerais terá impacto limitado, segundo informações da Climatempo e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
No estado, apenas quatro cidades da Região Sul — Carneirinho, Iturama, Limeira do Oeste e Santa Vitória — estão sob alerta de queda de temperatura. Nesses municípios, a previsão é de redução de até 5ºC, o que representa risco leve à saúde. O aviso é válido até terça-feira (1º/7).
Segundo a meteorologista Anete Fernandes, a massa de ar frio se deslocará em direção ao oceano, perdendo força ao longo dos dias. Em Minas, o reflexo será o aumento da nebulosidade, especialmente na faixa leste e central do estado, incluindo Belo Horizonte, o que deve reduzir as temperaturas máximas entre quarta (2/7) e sexta-feira (4/7).
Calor seco atinge quase metade do estado
Enquanto parte do país enfrenta frio intenso, 358 municípios mineiros estão sob alerta de baixa umidade, o que representa 41,9% das cidades do estado. O aviso é válido até o fim desta segunda-feira e indica umidade do ar entre 30% e 20%, o que pode causar riscos leves à saúde e facilitar incêndios florestais.
O Inmet recomenda que a população beba bastante líquido, evite atividades físicas intensas e exposição ao sol nos períodos mais secos e quentes do dia.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/KRGqHmN6Zph0dxGiOF3GN7