A Polícia Civil prendeu na manhã desta quinta-feira (17) três pessoas suspeitas de envolvimento na comercialização de maquinários agrícolas furtados em municípios do Sul de Minas. As prisões ocorreram em Bom Jesus da Penha (duas) e Alpinópolis (uma), durante a Operação Fraternos, que recebeu esse nome por envolver parentes entre os investigados.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Foram detidos uma mulher de 38 anos, proprietária de uma loja de roupas, um consultor tributário de 40 anos e um produtor rural de 27 anos. Segundo a Polícia Civil, os três são suspeitos de integrar o núcleo financeiro de uma organização criminosa especializada em furtos e revendas ilegais de tratores e implementos agrícolas na região.
Durante a operação, também foram cumpridos três mandados de busca e apreensão: em Alpinópolis, Bom Jesus da Penha e na zona rural de Carmo do Rio Claro. Duas caminhonetes foram apreendidas.
As investigações são conduzidas pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Rurais de Guaxupé e tiveram início no ano passado. Em dezembro, a operação já havia resultado na prisão de quatro pessoas por envolvimento no furto de três tratores e implementos agrícolas avaliados em cerca de R$ 500 mil.
De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos presos nesta quinta-feira tinham como função movimentar os recursos da quadrilha. Os pagamentos aos demais envolvidos, principalmente aos responsáveis pelos furtos, eram realizados por meio de contas bancárias vinculadas à loja de roupas da mulher presa.
“O que identificamos é que a empresa funcionava como um braço financeiro do grupo criminoso, dando aparência legal às transações e servindo de elo para o repasse de valores entre os envolvidos”, afirmou o chefe do 18º Departamento da Polícia Civil, delegado-geral Marcos Pimenta.
Além da parte financeira, os suspeitos também estariam envolvidos na adulteração de dados dos maquinários furtados, facilitando sua revenda.
As investigações seguem em andamento para identificar outros integrantes da organização e mapear a totalidade dos crimes praticados.
