A prefeitura de Carmo do Rio Claro reuniu com moradores do Itaci, Itapiché e alguns vereadores para uma reunião emergencial sobre a suposta mudança proposta pelo Governo de Minas e a Eletrobras sobre o funcionamento e a manutenção de balsas nos próximos anos.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Devido ao projeto do Governo de Minas, somente acontecerá as substituição das balsas intermunicipais (entre municípios – hidrovias estaduais). Ou seja, as balsas que Carmo do Rio Claro opera (Itaci e Itapiché), não seriam trocadas e todo o gasto passaria a ser domínio do município, a decisão ficou ainda mais evidente após a privatização da Eletrobras.
Atualmente, a administração municipal tem como custo o combustível da balsa e os balseiros, mas, a intenção é que todo o trabalho de manutenção passe a ser realizado pelo município, após um auxílio de cerca de R$ 13 milhões fornecidos pela Eletrobras acabe. Para a prefeitura de Carmo do Rio Claro, essa proposta é inviável, uma vez que, após esse auxílio acabar, os gastos totais passarão para a prefeitura, sendo um valor muito acima do possível. “E o problema não é só a parte financeira. Porque se a gente for ter que dar manutenção, a gente vai ter que licitar, trazer uma equipe e muitas vezes a prefeitura tem uma dificuldade com relação a isso. A gente não vai ficar quieto perante a essa proposta”, afirmou o prefeito Filipe Carielo.
A prefeitura de Carmo do Rio Claro junto dos moradores que dependem do uso das balsas, pretendem levar o caso adiante, cobrando outras soluções do Governo de Minas e da Eletrobras. Além disso, já foi feito o contato com diversos políticos (deputados estaduais e federais), com relação ao caso, que terá novos desdobramentos a partir da próxima quarta-feira (30).
Neste momento, o ideal para Carmo do Rio Claro seriam duas balsas novas e a mudança do porto da balsa do Itaci. Além disso, o prefeito de Carmo pretende investir com o fundo de R$ 250 milhões da Eletrobras destinado a projetos ambientais e de saneamento básico, também o tratamento de esgoto do Itaci. “Isso não interfere na briga das balsas. A briga das balsas é uma e a questão ambiental da Eletrobras é outra“, frisou o prefeito de Carmo do Rio Claro.
Veja o que diz o prefeito Filipe Carielo
Veja o que diz Robson morador do Itapiché e vereadores
