Na tarde desta quinta-feira (7), uma criança de 10 anos faleceu após um acidente envolvendo um secador em funcionamento, em uma propriedade rural localizada na comunidade do Guaripu, zona rural do município de Campos Gerais, no Sul de Minas Gerais.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
De acordo com informações da Polícia Militar e apuração feita no local, a criança brincava com o irmão de sete anos nas dependências da fazenda da família, onde os pais trabalham com a produção de café. As crianças tinham o hábito de brincar frequentemente na área de secagem e tratamento dos grãos, onde operam diversos maquinários agrícolas.
Por volta das 17h, os pais ouviram gritos e correram em direção ao secador de café — uma espécie de silo/moega de cimento com cerca de três metros de altura, já parcialmente preenchido com grãos. Foi nesse local que encontraram a criança afundando entre os grãos de café.
Segundo relatos, a mãe ainda tentou puxar o filho pelos braços, mas não conseguiu retirá-lo. O pai, então, conseguiu remover a criança do local e imediatamente iniciou procedimentos de primeiros socorros, como massagem cardíaca, enquanto a família se deslocava às pressas para o Pronto Atendimento Municipal (PAM) de Campos Gerais.
Durante o trajeto, a família encontrou uma viatura do SAMU e a equipe médica assumiu os cuidados emergenciais, já que a criança apresentava sinais de parada cardiorrespiratória e asfixia por sufocamento. Os primeiros atendimentos já haviam sido iniciados pelos pais. A vítima foi levada ao PAM, onde foi atendida por um cardiologista.
Apesar dos esforços da equipe médica e das várias tentativas de reanimação, a criança não resistiu e foi declarado o óbito. A causa da morte, segundo o laudo inicial, foi obstrução das vias aéreas causada pela aspiração de grãos de café, que teriam se alojado na traqueia.
A Polícia Militar isolou a área do acidente e a perícia técnica foi acionada para apurar os detalhes da ocorrência. A Polícia Civil deve investigar, embora, inicialmente, trate-se de um trágico acidente doméstico em ambiente rural.
A comoção tomou conta da cidade. Moradores se reuniram em frente ao Pronto Atendimento ao tomarem conhecimento do ocorrido, prestando solidariedade à família.








