Nesta segunda-feira, 11, a Escola Estadual Monsenhor Mário Araújo Guimarães, está promovendo uma ação de “Dia D”, voltada para os alunos que evadiram o ensino em Carmo do Rio Claro. Essa ação está sendo realizada pela Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais, em razão ao aumento dos números desses casos.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Segundo Thales Mezêncio, diretor da escola, em Carmo do Rio Claro o número de adolescentes fora das escolas ainda é alto. Especialmente nesta época do ano, em que as lavouras de café estão cheias de trabalhadores, muitos adolescentes preferem ir ao trabalho para complementar a renda do que se dedicar aos estudos. O diretor garante que a escola analisa esses casos de evasão escolar e que embora o “Dia D” seja apenas hoje, diariamente a direção está observando o desempenho dos alunos e indo atrás de respostas com as famílias.
O “Dia D” está sendo feito durante o “Dia do Estudante”, justamente para dar mais foco e sensibilidade a questão de evasão escolar. Acredita-se que devido a propaganda, justamente nesse dia comemorativo, muitas famílias e adolescentes possam estar mais interessados em voltarem para a sala de aula.
EVASÃO ESCOLAR
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram , nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, em coletiva de imprensa, os dados do Censo Escolar 2023 , além de indicadores calculados com base na principal pesquisa estatística da educação básica . O Censo Escolar sinaliza, entre outras evidências, a importância do Pé-de-Meia : poupança do ensino médio lança da pelo governo federal com o intuito de enfrentar a repetência e evasão n ess a etapa de ensino.
De acordo com o Censo Escolar , o ensino médio é a etapa com maior taxa de repetência e evasão, com 3,9% e 5,9%, respectivamente . Para o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, apesar d e o Brasil estar caminhando para reduzir a evasão escolar, o ensino médio ainda é uma etapa de ensino que precisa reverter esse quadro. “ Não podemos deixar ninguém para trás! O Pé-de-Meia complementa uma série de iniciativas do governo federal para tornar a escola mais atrativa. É por isso que queremos mais vagas para a Escola em Tempo Integral e mais conectividade para fins pedagógicos nas instituições de educação básica de todo o Brasil ”, afirmou .
No recorte por modalidade educacional do ensino médio, a educação escolar urbana registrou uma taxa de evasão de 5,9%. Esse percentual aumenta para 6,2% na educação especial. A lista é completada, respectivamente, pela educação rural ( 5,9% ), indígena ( 5,2% ) e quilombola ( 4,6% ) .
Outro ponto que a pesquisa estatística revela é que há uma prevalência de jovens na educação de jovens e adultos (EJA), fruto da migração dos estudante s com histórico de retenção do ensino regular para essa modalidade . Segundo dados do Censo Escolar , de 2020 a 2021, a taxa de migração para a EJA no 1º e no 2º ano do ensino médio é de 1,6% , enquanto , no 3º ano , é de 0,4%. Diante dos dados, Camilo Santana reforçou que o Programa Pé-de-Meia também contribuirá para reverter essa tendência de o jovem migrar para a EJA.
