Um homem de 59 anos foi preso nesta sexta-feira (22) em São João Batista do Glória (MG), suspeito de armazenar material de pornografia infantil. A operação foi conduzida pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Passos, que também cumpriu mandado de busca e apreensão na residência do investigado.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
De acordo com a Polícia Civil, as investigações tiveram início após a chegada de uma denúncia encaminhada por uma organização norte-americana responsável por centralizar comunicações sobre exploração sexual infantil e desaparecimento de crianças. As informações revelaram que o suspeito mantinha, em contas pessoais, ao menos 145 imagens e vídeos com cenas de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes.
Durante a ação, foram apreendidos pendrives, HDs e celulares. No depoimento, o investigado confessou a prática criminosa e foi encaminhado ao Presídio de Passos, onde permanece preso temporariamente.
Nos Estados Unidos, provedores de internet e plataformas digitais são obrigados por lei a comunicar indícios desse tipo de crime às autoridades. Quando há suspeitos localizados em outros países, como no Brasil, os relatórios são repassados à Polícia Federal ou às polícias estaduais competentes.
A delegada responsável pelo caso, Mariana Fioravante, destacou a gravidade da ocorrência e a importância da atuação policial para combater esse tipo de crime. As investigações prosseguem para verificar se o homem praticou outras infrações ou se há participação de terceiros.
