Neste sábado (30), o céu do bairro Campos Elísios, em Carmo do Rio Claro (MG), foi colorido por dezenas de pipas em um evento que uniu crianças, pais e avós em uma celebração da tradição e da cultura popular brasileira. Organizado por João Paulo Ferreira, o campeonato de pipas teve como foco principal promover uma alternativa segura e educativa para a prática da atividade, longe dos riscos causados pelo uso de linhas com cerol ou linha chilena.
“Nosso objetivo foi proporcionar um momento de lazer em um ambiente adequado, seguro e longe dos fios elétricos. A ideia é manter viva essa tradição de forma responsável, reunindo a comunidade e incentivando a convivência entre as gerações”, destacou João Paulo durante a abertura do evento.
Aqui você encontra nossos canais oficiais: Clique aqui
Além da competição, que contou com distribuição de medalhas e troféu para o vencedor, o encontro teve caráter educativo e contou com o apoio da Prefeitura Municipal, da Secretaria de Agricultura, da Polícia Militar e de comerciantes locais.
O Sargento Konrado, da Polícia Militar de Minas Gerais, explicou a importância da campanha “Linha Segura”, realizada em todo o estado com foco na prevenção do uso de materiais cortantes nas linhas. “A linha com cerol ou chilena representa risco de vida, especialmente para motociclistas. Se um adulto for flagrado com esse tipo de linha, ele poderá ser preso e responder por crimes como dano e lesão corporal. No caso de menores, os pais são responsabilizados”, afirmou o sargento.
A escolha do local também foi estratégica. O evento foi realizado em uma área ampla, longe da rede elétrica e com vento favorável, oferecendo condições ideais para a atividade e evitando acidentes. A organização também distribuiu gratuitamente suco, pipoca e outros lanches, com apoio de comerciantes locais, como o supermercado San Raphael.
Encerrando o evento, o vereador Marcelo Carvalho elogiou a iniciativa. “Essa é uma ação que vai além do entretenimento. É cultura, é educação, é segurança. É um exemplo de como pequenas ações comunitárias podem transformar uma cidade. Vamos trabalhar para incluir esse campeonato no calendário oficial de eventos do município”, disse.
O sucesso da edição reforça a importância de eventos que preservam tradições culturais, incentivam a socialização e promovem práticas seguras entre crianças e adolescentes.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/IPV99iwzjAE7jxHhHgpD5z?mode=ac_t