No dia 22 de setembro, o prefeito de Alpinópolis, Rafael Freire, publicou em suas redes sociais o anúncio do início das obras na Praça da Matriz. Segundo ele, o serviço de revitalização da praça terá o prazo de conclusão de até seis meses.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
A prefeitura de Alpinópolis recebeu um recurso do deputado estadual Raul Belém. “Contribuindo para a preservação do nosso patrimônio histórico-cultural e entregar originalidade à nossa cidade num dos espaços mais simbólicos e queridos”, afirmou o prefeito em sua postagem.
O que inicialmente parecia algo benéfico, tomou outras proporções em postagens feitas por empreendedores que possuem comércio na Praça da Matriz de Alpinópolis. Uma lanchonete instalada no local, publicou uma nota de esclarecimento com os seguintes dizeres: “De forma arbitrária e sem qualquer processo administrativo, a Prefeitura de Alpinópolis cassou o nosso Alvará de Funcionamento, sem direito de defesa e sem diálogo”.
Em outro parágrafo, o estabelecimento comercial lamenta; “recebemos uma notificação para desocupar a praça em 48 horas, sob ameaça de que, se não cumprirmos, as máquinas da Prefeitura irão derrubar o nosso lanche”.
A partir dessa declaração, centenas de comentários alegaram que o desafeto entre a prefeitura e a lanchonete teria iniciado por motivos de perseguição política, uma vez que familiares são vistos como oposição da atual gestão municipal de Alpinópolis.
Após toda a repercussão negativa, tendo em vista que há mais de quarenta anos a lanchonete funciona na Praça da Matriz de Alpinópolis, nesta sexta-feira (26), o prefeito Rafael Freire se manifestou sobre o caso. De acordo com ele, em uma carta ao povo alpinopolense, a investida trata-se de “ocupação irregular de um bem público”, devido a empresa supostamente ocupar o espaço “sem qualquer pagamento ou concessão legal”.
O prefeito também afirmou à população que todos os lugares ocupados de forma irregular também serão notificados e devidamente regularizados. “Quem deseja utilizar um bem público precisa fazê-lo dentro da lei e contribuindo de forma justa com a coletividade”, pontuou Rafael Freire.
A reforma da Praça da Matriz de Alpinópolis deve começar o quanto antes devido a liberação do convênio feita pelo Governo de Minas Gerais. O investimento gira em torno de R$ 1,5 milhão. “Não estou impedindo ninguém de trabalhar, estou apenas garantindo que a lei seja cumprida e que o patrimônio público seja respeitado”, afirmou o prefeito.
Mesmo com toda a repercussão, a reforma da praça seguirá.