A PM do Meio Ambiente de Pouso Alegre (MG), verificando uma denúncia de maus-tratos a animais, em conjunto com a guarnição do policiamento de Congonhal e o médico-veterinário do município, realizou uma operação esta semana em uma propriedade rural de Congonhal (MG).
Aqui você encontra nossos canais oficiais: Clique aqui
No local, os militares encontraram cinco cães em situação de abandono e sofrimento. Três deles estavam confinados em um cercado, enquanto outros dois eram mantidos presos por correntes curtas, presas diretamente ao pescoço por cadeados, o que provocava ferimentos visíveis. Os animais apresentavam sujeira extrema, infestação por pulgas e carrapatos, além de áreas com ausência de pelos, possivelmente em razão de sarna.
O espaço onde os cães eram mantidos apresentava péssimas condições de higiene, com solo úmido, de terra batida, e presença de parasitas. Diante da situação, os animais foram recolhidos para receber atendimento veterinário e serão posteriormente disponibilizados para adoção.
Durante a ação, os policiais também apreenderam duas espingardas tipo “polveira” em situação irregular.
O responsável pelo local foi preso e encaminhado à Polícia Judiciária. Ele responderá pelos crimes previstos no artigo 32 da Lei Federal nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) e no artigo 12 da Lei Federal nº 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento).
Além disso, foi lavrado um Auto de Infração Ambiental no valor de 8.296,5 UFEMG pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente (SISEMA).
A Polícia Militar de Meio Ambiente reforça que denúncias de maus-tratos a animais podem ser feitas de forma anônima, e que o cuidado e o bem-estar dos animais são responsabilidades legais e morais de todos os cidadãos.
Fonte/PMMG


Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/IPV99iwzjAE7jxHhHgpD5z?mode=ac_t







