Nas primeiras horas da madrugada desta sexta-feira (7), um sistema frontal se forma no nordeste da Argentina e avança rapidamente em direção ao Brasil, alcançando o oeste da Região Sul já pela manhã.
Aqui você encontra nossos canais oficiais: Clique aqui
O núcleo de baixa pressão associado a esse sistema atravessará o Rio Grande do Sul e deve chegar ao litoral da Região Sudeste na manhã de sábado (8). Além disso, o avanço do sistema irá organizar canais de umidade que favorecem a formação de tempestades intensas em áreas do Mato Grosso do Sul, São Paulo e até o Sul de Minas Gerais.
De acordo com previsões meteorológicas, a instabilidade será intensa em todo o Sul do país neste fim de semana. Rajadas de vento podem chegar a 100 km/h no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, enquanto os acumulados de chuva podem ultrapassar 100 mm em 24 horas em diversas regiões gaúchas. Também há possibilidade de queda de granizo no oeste do Rio Grande do Sul durante a manhã desta sexta-feira (7) e, à noite, em grande parte do Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul.
Nas demais áreas do Sul e também no sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, os volumes de chuva devem ser elevados, podendo atingir 100 mm por dia em alguns pontos. Ainda na madrugada de sábado (8), tempestades podem se formar no sul e oeste paulista. Enquanto isso, ao longo do sábado (8) e domingo (9), o litoral da Região Sudeste deve registrar ventos fortes, com rajadas superiores a 60 km/h.








