Mesmo com a queda dos casamentos formais em todo o país, Minas Gerais segue na contramão da tendência nacional e mantém viva a tradição de oficializar as uniões no civil e no religioso. Os dados são do Censo Demográfico 2022 – Nupcialidade e Família, divulgado pelo IBGE.
Aqui você encontra nossos canais oficiais: Clique aqui
De acordo com o levantamento, o estado mineiro é o único do Brasil onde mais da metade das uniões conjugais foram formalizadas tanto no cartório quanto na igreja. Entre as 9,05 milhões de pessoas casadas em Minas, 51,3% se uniram no civil e no religioso, enquanto 17,7% optaram apenas pelo casamento civil e 1,5% realizaram somente a cerimônia religiosa. Já as uniões consensuais, aquelas não registradas oficialmente, representam 29,4% , a menor proporção do país.
Em nível nacional, o cenário é diferente. Pela primeira vez desde o início do levantamento, as uniões consensuais superaram os casamentos formais. Segundo o IBGE, 38,9% da população vive em união consensual, contra 37,9% que oficializaram o matrimônio.
A pesquisa também mostra variações conforme a faixa etária. Entre os jovens mineiros de 15 a 19 anos, 84,3% vivem em união consensual. Já entre as pessoas de 45 a 49 anos, mais da metade (52,4%) optou pelo casamento civil e religioso. O índice atinge o pico entre os idosos com 80 anos ou mais, chegando a 79,9% de casamentos duplamente formalizados.
Outro dado que chama atenção é a estrutura familiar. Pela primeira vez, menos da metade das famílias mineiras é formada por casais com filhos — o índice caiu de 50,4% em 2010 para 42% em 2022. Em contrapartida, aumentou o número de casais sem filhos, passando de 17,1% para 24,1% no mesmo período.
Especialistas apontam que a religiosidade e os valores tradicionais ajudam a explicar o comportamento dos mineiros. A presença marcante das igrejas cristãs e o peso das tradições do interior fazem com que o casamento religioso ainda seja visto como símbolo de estabilidade e respeito social.
Municípios como Desterro do Melo, que possui o maior número proporcional de católicos em Minas, refletem essa realidade. No local, dos 2.994 habitantes, 2.848 professam a fé católica, o que reforça a importância da cerimônia religiosa como parte da identidade cultural do estado.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/IPV99iwzjAE7jxHhHgpD5z?mode=ac_t







